Região do Grande ABC recua para fase vermelha do Plano São Paulo. Confira as principais mudanças

 Região do Grande ABC recua para fase vermelha do Plano São Paulo. Confira as principais mudanças

Desde o inicio da pandemia, sendo cobrados por um parecer e um plano de ação, o governador do estado e os prefeitos de São Paulo, desenvolveram um sequência de regras e condições para a reabertura de todos os estabelecimentos, independente de suas atribuições. O Plano São Paulo, como foi nomeado o projeto, qualifica as cidades e regiões principais do estado em fases, estas nomeadas por cor.

Iniciando na fase vermelha, a mais restritiva, apenas os estabelecimentos tidos como essenciais poderiam funcionar, tudo sob pena de multa. Nas fases seguintes há pequenas aberturas, passando pelas fases laranja, amarela e verde, até chegar na mais liberal, a fase azul. Dentre as diminuições de restrições estão mudanças no horário e permissão de abertura física, já que os serviços de delivery permanecem a todo momento.

plano são paulo de joão doria no vipzinho

No dia 22 de janeiro, o governador de São Paulo, João Doria, decretou alterações de regressão de todo o estado para a fase vermelha durante os finais de semana. Durante a semana a intenção é que seja seguida a fase laranja. Essa medida inclui também a região do ABC Paulista.

Anúncio:

As alterações incluem 6 outras regiões que voltam a fase vermelha durante toda a semana. Todas as atividades irão mudar a partir do dia 25 de janeiro. Nos fins de semana de 30/31 de janeiro e 6/7 de fevereiro. A fase vermelha estará em vigor também para todo o Estado nos dias úteis, entre 20h e seis horas da manhã. Ainda nos dias úteis, tanto a região do ABC, como Grande São Paulo recuam para a fase laranja até às 20 horas.

Dentre os estabelecimentos descritos no Plano a serem fechados nos finais de semana, estão inclusos os restaurantes e bares, que poderão funcionar apenas por delivery, academias, salões de beleza e barbearias, centros de estética, eventos, atividades culturais e qualquer outro que gere aglomeração, comércio em geral. Estarão abertos as lojas de conveniência, mercados e locais de venda de itens essenciais.

quarentena com vipzinho

Durante a semana a fase laranja permite a todos estarem abertos, tirando eventos que causem aglomeração. Dentre as restrições da abertura estão os horários, que devem ser máximo de 8h, entre 6h e 20h, assim como a liberação de uso de acordo com a capacidade do espaço físico de cada estabelecimento. Fase vermelha nos dias úteis das 20 às 6 horas da manhã.

O governador anunciou, ainda, a instalação de 756 novos leitos entre enfermaria e UTI, 70 deles para o Grande ABC, ao mesmo tempo que informou sobre a reativação do Hospital de Campanha de Heliópolis. Com relação à Educação, na rede pública estadual, o retorno das aulas está previsto para 8 de fevereiro próximo, as mesmas estavam paradas desde o inicio da pandemia em março do ano passado.

Fonte: Revista MercNews


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças no ABC paulista. Clique aqui e participe!

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos