4 técnicas terapêuticas positivas para utilizar na educação das crianças

 4 técnicas terapêuticas positivas para utilizar na educação das crianças

Quem diz que criar e educar as crianças é uma tarefa fácil, provavelmente não tem filhos, ou não convive com algum pequeno para entender as suas necessidades. A parentalidade é uma das tarefas mais desafiadoras que se pode ter na vida de qualquer um, pois nos obriga a rever todos os conceitos, pensamentos e estilo de vida, impactando desde a nossa saúde em geral, até a vida financeira, por exemplo. Pensando nisso, algumas dicas de técnicas educacionais e terapêuticas são sempre bem vindas.

Separamos aqui 4 métodos interessantes de se abordar assuntos com os pequenos e auxiliar as crianças no caminho da vida, em suas decisões e principalmente dar aquele empurrãozinho quando se percebe comportamentos inadequados para o convívio saudável em sociedade. Segundo Vanessa Vigatto (Rua José Versolato, 111, Torre B, Sala 817 – Centro, São Bernardo), psicanalista e psicopedagoga, cada uma das técnicas terapêuticas é única, e é ideal que seja feita por profissionais, porém algumas podem ser aplicadas no dia a dia de forma leve para ajudar os pais.

educando os filhos no vipzinho

Veja 4 técnicas terapêuticas para aplicar com as crianças

1) Relaxamento Muscular

Nesta primeira técnica a ideia é contrair e tensionar um músculo em particular, podendo ser qualquer parte do corpo, seja mãos, pés, coxa, pescoço, dentre tantas outras.

Anúncio:

É solicitado que a criança deite no chão, virada de barriga para cima, enquanto toca uma música suave. Depois, se pede que ela respire profundamente, sentindo o ar entrar e sair. Após, é necessário pedir a ela que tensione o músculo escolhido, por um breve momento, é necessário relazar a região e descontrair.

2) Fichas

Apesar de premiações não serem tão bem vistas por alguns pais, é importante dizer que com os estímulos adequados e corretos pode ser extremamente eficiente.

No caso, apresente para as crianças e explique as tarefas que ela deve fazer. Para cada tarefa cumprida corretamente elas devem ganhar uma ficha. Estas deverão ser contadas ao final do período combinado entre vocês, podendo ser um dia, uma semana ou até um mês. Caso atinja a quantidade necessária, o pequeno deverá ganhar um presente, uma lembrancinha por sua vitória.

Importante aumentar as metas aos poucos, para garantir que haja maior motivação dentre os pequenos.

técnicas terapêuticas no vipzinho

3) Música

A musicoterapia não é exatamente uma novidade, mas muitos pais não sabem como realmente utilizar esse recurso.

É possível aproveitar letras de música que a criança gosta, assim abrindo o caminho para uma conversa saudável. E sempre importante se lembrar de respeitar as ideias e visão da criança sobre o mundo em que vive, deixando que ele fale livremente sobre os temas que surgirem. Com relação ao som, é interessante aproveitar para brincar com eles.

4) Cadeira Vazia

Esta é uma das técnicas terapêuticas mais interessantes, ela auxilia na expressão e entendimento de sentimentos. Se baseia em um processo de fala livre e coloca os pequenos em uma zona de proteção, o sufiente para que fiquem a vontade para falar.

Coloque duas cadeiras, uma de frente para a outra e posicione o pequeno sentado em uma delas. A outra permanecerá vazia. Peça para que eles falem com a pessoa, objeto, sentimento ou algo do tipo que tenha a ligação de problema com as crianças. Por exemplo, para lidar com ciúmes do irmão mais novo que vai chegar, peça que o pequeno imagine o novo irmão ali em frente e que fale com ele, contanto o que sente, isso irá revelar até para a própria criança o que sente.

técnicas terapêuticas no vipzinho

Apesar das técnicas serem interessantes e ajudarem durante a criação dos pequenos no dia a dia, é mais recomendado que se procure um especialista, que poderá conduzir e extrair dos pequenos até os mínimos detalhes de suas questões a serem resolvidas.

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos