Meu filho não me respeita! Psicóloga ensina a lidar com essa situação. Confira!

 Meu filho não me respeita! Psicóloga ensina a lidar com essa situação. Confira!

Um dos maiores desafios da maternidade é a relação com as crianças e como elas respondem as nossas ações. Aprender a lidar com o próprio aprendizado de um filho, que vai passar a entender suas emoções, vontades e interesses ao longo do tempo, e deverá aprender a lidar com recusas, frustrações e tantas outras sensações, não é fácil. Durante esse processo, a perda do controle pode ser algo natural de se acontecer e o respeito na relação pode vir a desaparecer.

Segundo a psicóloga Luciana Katrip (Av. Lino Jardim, 697 – Vila Bastos, Santo André), o ideal é utilizar algumas técnicas básicas para evitar que a situação siga deste modo. Lembrando que não há regras, e que cada caso requer um tipo de abordagem, mas com o tempo é possível entender melhor as situações.

filho que não respeita a mãe

Um dos pontos mais importante é saber colocar limites e administrar o que é realmente inaceitável, e aquilo que é indesejado, garantindo também que as crianças façam algo para recompensar seus erros. Lembrando que é fundamental que na fase de reparação você aja de forma consistente e não abra exceções, pois qualquer abertura pode significar que nada daquilo é realmente sério.

Criar um diálogo é essencial para se manter a ordem. Aproveite os momentos em que algo lhe incomoda e seja aberto o suficiente para explicar ao pequeno os motivo de aquele tipo de atitude não ser adequado. Após, escute o que as crianças tem a dizer, muitas vezes eles sentem coisas que não sabem bem explicar, e é necessário paciência para chegar ao fundo da questão. Só de se sentir ouvido e acolhido, as crianças já costumam se sentir bem melhor.

filho que não respeita a mãe

Criar correções através de castigos, é sim interessante, porém há cuidados a se tomar. As ações corretivas não podem ser vistas como ato de vingança, elas também não devem envolver castigos físicos. As tarefas sugeridas devem ser realizadas na medida para reparar o dano causado a situação, mesmo que de forma simbólica.

A ação corretiva deve ser tomada logo após a constatação de um ato que viole as regras estabelecidas previamente, assim a relação entre a a infração e a indenização fica mais clara para as crianças. Também há um ponto que precisa ser sempre lembrado, você é um exemplo para o seu filho, logo suas atitudes, não simplesmente serão copiadas, mas sim assimiladas, tornando aquelas decisões boas ou ruins parte do modo de pensar e agir das crianças.

filho que não respeita a mãe

Por último há um fator essencial para que as crianças percebam que a maneira que elas lhe tratam não é adequada, é mostrar o lado mais humano. Ser desrespeitado, até mesmo por uma criança, principalmente sendo seu filho, é algo ruim e deixa qualquer um chateado, então demonstre ao pequeno o quanto aquilo te machuca emocionalmente. Ao se abrir com elas, as crianças percebem que as próprias atitudes podem realmente ferir e o nível em que aquilo foi errado.


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças no ABC paulista. Clique aqui e participe!

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos