EduEdu: Aplicativo gratuito auxilia alfabetização de crianças a partir dos 4 anos

 EduEdu: Aplicativo gratuito auxilia alfabetização de crianças a partir dos 4 anos

A pandemia causou diversos problemas na rotina e na vida de milhares de pessoas, incluindo as dificuldades em relação a educação das crianças. Nesse aspecto, os pais passaram a utilizar todas as ferramentas possíveis para levar o máximo de conteúdo de qualidade aos pequenos e manter um nível de desenvolvimento básico que fosse bom, para evitar que ao retornar, as crianças tivessem muitas dificuldades. Em boa parte o EduEdu tem sido uma grande ajuda.

O aplicativo criado e desenvolvido pelo Instituto ABCD visa soluções tecnológicas acessíveis para suporte na alfabetização e no reforço escolar, e disponibiliza atualmente avaliações e materiais didáticos de língua portuguesa para estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. O EduEdu também atua com crianças a partir de 4 anos, auxiliando na transição entre educação infantil e fundamental.

Após uma avaliação inicial, o EduEdu identifica em quais pontos cada criança precisa melhorar e apresenta atividades personalizadas para ela. O aplicativo também monitora seu avanço ao longo do tempo, gerando novas atividades de acordo com o desenvolvimento individual.

 Estima-se que mais de 47,8 milhões crianças tiveram suas aulas presenciais interrompidas no Brasil, fazendo com que gestores, professores e familiares buscassem soluções para minimizar os efeitos da pandemia, uma vez que redes públicas de ensino e muitas escolas privadas não estavam preparadas para o ensino remoto.

Com isso, o EduEdu assumiu a missão de apoiar o processo de ensino e aprendizagem nessa nova realidade e inseriu atividades digitais, uma demanda solicitada pelos próprios pais e responsáveis, sem deixar de lado as atividades para imprimir.

eduedu no vipzinho

“O investimento nas atividades digitais foi nosso primeiro foco, pois era importante tornar o ensino de qualidade acessível em momento tão desafiador. Após a disponibilização das atividades digitais para os usuários, em maio de 2020, percebemos o real tamanho da demanda por esse tipo de conteúdo e decidimos organizar uma produção contínua de atividades nesse formato. Trinta dias depois do lançamento, já tínhamos o registro de 8.569 atividades digitais realizadas por 2.849 usuários”, afirma Nicolas de Camaret, diretor executivo do Instituto ABCD.

O EduEdu segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), está na lista dos top 25 App gratuitos de educação do Google Play e utiliza a gamificação e o lúdico, com atividades interativas, vídeos e músicas, para incentivar os alunos. Confira mais sobre no vídeo a seguir.


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças no ABC paulista. Clique aqui e participe!