Sons da Pandemia: A importância da música para as crianças em tempos de crise

 Sons da Pandemia: A importância da música para as crianças em tempos de crise

A pandemia pode, e foi, em muitos casos, ser uma experiência traumática, principalmente pelo estresse, ansiedade e pressão causados pelo distanciamento social e pela quarentena, que afeta principalmente as crianças. Porém, agora, com a chegada de um novo ano e as noticias da vacina, a esperança ganhou força e trouxe uma nova força para superar esses desafios. Uma das táticas que tem auxiliado as crianças, assim como os adultos, é a música.

A música é um dos mecanismos de expressão mais antigos na humanidade, e apesar de não se saber exatamente como e quando surgiu, sua presença positiva é inegável. Para as crianças, é a forma principal de expressão, mesmo que saibam falar algumas coisas, elas costumam transformar todo tipo de interações em suas próprias canções e sons particulares.

aulas de música para crianças com a riff musical no vipzinho

Além de já ser utilizada naturalmente pelos pequenos, a música pode ser um ótimo caminho para terapia, ajudando a superar sintomas de problemas já citados como a ansiedade, por exemplo. Os sons auxiliam as crianças a encontrar pontos de controle, através do foco em diferentes elementos. O fator diversão também tem seu papel fundamental no quesito terapêutico, principalmente pela conexão entre música e dança, que ajuda na atividade física e relaxamento do corpo.

A procura de aulas de música e musicalização nets ano já cresceram e tem se tornado uma estratégia saudável para tirar os pequenos das telinhas, com opções que tragam maior interação social, mesmo que com certa distância. Segundo a Riff Musical (Rua Galeão Carvalhal, 45 – Jardim Bela Vista), escola de música de Santo André, as aulas não são apenas saudáveis, mas também importantes para o desenvolvimento infantil, até mesmo em âmbito acadêmico, desenvolvendo o raciocínio, a coordenação motora e noções de ritmo.

Anúncio:
Banner da Prefeitura de Santo André

A música também conecta em nível cultural, permitindo conhecer sons de regiões diferentes, incluindo outros países, permitindo contato também com outras línguas e sendo uma grande ajuda para quem busca um reforço ao aprender novos idiomas. Com a facilidade de aprendizado e absorção de conhecimento das crianças, esses fatores são potencializados.