‘Não consigo comer nada’, relata Lorena Improta sobre gestação. Veja como superar essa sensação!

 ‘Não consigo comer nada’, relata Lorena Improta sobre gestação. Veja como superar essa sensação!

As sensações durante a gestação são as mais variadas, e em níveis diferentes para cada mãe. Elas podem ter um impacto mais leve ou forte, positivo ou negativo na rotina, tornando a vida das mulheres um pouco mais dificultosa. Lorena Improta, influencer digital, conhecida principalmente por seus trabalhos como dançarina e apresentadora, entre outros, relatou vivenciar um dos problemas mais comuns durante a gravidez, a falta de apetite e de ânimo.

Segundo a Casa da Amamentação (Rua Senador Fláquer, 45, Sala 41 – Centro, Santo André), espaço que atua no auxilio de mães durante todo o processo, incluindo gestação, parto e amamentação, é muito comum se falar nos desejos de grávida, porém pouco se lembra da falta de apetite, que pode ser bem prejudicial para o bebê e para a mamãe. Os nutrientes provem da alimentação, logo é essencial comer em quantidade adequada, mas em qualidade também.

lorena improta sem apetite

Como tudo referente ao corpo humano, a falta de apetite pode ser causada por diversos fatores, como o enjoo, mudança dos sentidos, visto que muitas grávidas tem seu paladar e olfato alterados, intestino preso, pois o bebê passa a ocupar boa parte do corpo, pressionando os órgãos da mãe e causando uma saciedade precoce. As alterações emocionais também impactam bastante no decorrer das refeições, podendo causar uma recusa ao alimento.

Segundo as profissionais da casa, é importante estimular o apetite, para garantir uma gravidez saudável. Para isso, uma das dicas principais é realizar pequenas refeições e de forma frequente. Em casos muito graves, os médicos podem prescrever medicamentos e suplementos alimentares. Mas o uso deste tipo de substância só pode ser feita com recomendação médica, principalmente durante a gestação.

Anúncio:
Banner da Prefeitura de Santo André

lorena improta sem apetite

Assim como Lorena, que relatou enjoo e desânimo com diversas atividades, muitas mamães sofrem, então questionamos também sobre a alimentação e dicas que pudessem reduzir esses efeitos.  De acordo com a experiência da Enfermeira Obstetra Sandra Teles, que atua na Casa da Amamentação, é imprescindível se lembrar sempre do consumo de água, que deve ser frequente.

Também se aponta alimentos ricos em ácido fólico, como espinafre, amendoim, chicória, melão, nozes, castanha, ervilha, entre outros. Cuidado com o excesso de carboidratos, focando naqueles mais leves como torradas, biscoitos e macarrão, por exemplo. Para aliviar o intestino preso e seus sintomas ruins, alimentos como aveia, vegetais folhosos, como alface, acelga e agrião, são bons exemplos.

lorena improta sem apetite