Apoio pedagógico auxilia crianças durante transição do retorno escolar. Confira os detalhes

Espaço criou ambiente perfeito para desenvolvimento infantil saudável.

Com todo o processo de distanciamento que estamos vivendo, é possível perceber como as crianças estão se desestabilizando em sua aprendizagem e em seu progresso educacional. Com a paralisação das escolas e o aumento das aulas on-line, tem se tornado mais difíceis as lições e atividades, muito por conta da dificuldade dos pequenos, muitas vezes, em manter o foco e atenção na matéria que está sendo apresentada naquele momento.

Quando nos damos conta de que o ano já passou da metade e se encaminha para o final, temos ainda mais a impressão de que foi um ano escolar perdido para os pequenos. O que nos leva a grande pergunta, como recuperar esse tempo perdido? E mais, como saber como está o aprendizado dos nossos filhos? Será que conseguiram guardar algo em meio a esse processo?

Com tantas questões a serem respondidas, somente pessoas com muita experiência na área poderiam realmente nos auxiliar, então convidamos a equipe do Espaço Integrado (Avenida Índico, 196 – Jardim do Mar, São Bernardo), comandada por Juliane Feldmann, para trazer um pouco de luz sobre o assunto. Por mais de 10 anos, eles vem utilizando técnicas neuropsicológicas, através de atividades lúdicas, para estimular as crianças e compreender seu posicionamento no processo de aprendizagem.

juliane feldmann do espaço integrado no vipzinho

Juliane aponta a necessidade do reforço escolar, como forma de evitar atrasos e desgastes na educação dos pequenos. Alinhada com as necessidades, também dos pais, por conta da quarentena, expressa que a variação e modificação nas atividades aplicadas, principalmente com efeitos lúdicos e que estimulem as crianças, são a chave para destravar e reiniciar o processo, ajudando os pequenos a superarem suas próprias barreiras educacionais.

Veja os aspectos principais para um reforço escolar divertido e efetivo

Atividades alinhadas aos tipos de alunos

É muito importante que antes de se propor uma atividade educativa e quem a finalidade de absorção de conteúdo por parte dos pequenos, devemos pensar muito sobre quais as características da criança e ir adaptando o material para que ela possa se desenvolver melhor. Em torno de 65% das crianças é mais visual, ou seja, se atraem e assimilam melhor elementos visuais do que sonoros, por exemplo.

juliane feldmann do espaço integrado no vipzinho

Brincadeiras realizadas de acordo com a matéria ensinada

Também vale repensar as matérias que estão sendo trabalhadas e como as atividades realmente as estimulam. Música, por exemplo, é um recurso muito utilizado para se aprender idiomas, incluindo o português. Porém em um espaço como este é possível incluir brincadeiras e jogos e praticamente todas as matérias, como desenho associado as formas geométricas, ou uma simples brincadeira de ir ao mercado pode auxiliar com contas, reconhecimento de peso e quantidades. É importante associar também os gostos e preferências das crianças, para obter resultados ainda melhores e incentivar a continuidade do estudo.

juliane feldmann do espaço integrado no vipzinho

Benefícios de se aprender brincando

O acompanhamento individualizado permite que o professor se adapte à intersubjetividade dos gostos de seus alunos e o associe ao assunto ensinado em sua disciplina escolhida. A educação por meio do brincar traz vários benefícios ao aluno:

  • O prazer de aprender;
  • O sentimento de realização;
  • A sensação de liberdade;
  • Relaxamento;
  • Explorar outros universos;
  • Alegria;
  • Autoconfiança.

juliane feldmann do espaço integrado no vipzinho

No Espaço Integrado uma equipe multidisciplinar acompanha o passo a passo do aluno, dando suporte durante todo o processo, tanto em questões físicas quanto psicológicas que possam influenciar o seu estado de aprendizagem. Trabalhando cada um dos aspectos citados, a equipe irá incentivar as crianças ao máximo para que possam alcançar o melhor de seu potencial acadêmico, porém de forma saudável.