Existem brinquedos para crianças autistas? Entenda

A partir do momento em que se suspeita ou se tem a confirmação de que seu filho faz parte das crianças com espectro autista, é muito comum que apareçam muitas dúvidas sobre como agir, e lidar, com cada aspecto deste transtorno. Uma das muitas questões é referente aos brinquedos, que tanto fazem parte do universo infantil. Muitos, incluindo também as famílias ao redor da criança, iniciam uma busca por brinquedos específicos para autistas.

Segundo especialistas da Clinep (Av. Lino Jardim, 898 – Vila Bastos, Santo André), clínica de especialidades pediátricas, não há efetivamente um brinquedo específico para crianças autistas, logo a procura por tal item é desnecessária. O que ocorre, na verdade, é que os brinquedos utilizados são os mesmos de qualquer outra criança, porém os estímulos devem ser adequados, levando assim ao devido uso do produto e por consequência um desenvolvimento do bem-estar do pequeno.

brinquedos para autismo na clinep com vipzinho

Para entender melhor essa questão é necessário compreender melhor o que é esse transtorno e como ele age. o Transtorno do Espectro Autista é caracterizado pelo atraso no desenvolvimento nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. E para cada criança as características e comportamentos que definem o autismo, assim como suas dificuldades e desafios serão diferentes, sendo necessário sempre a avaliação completa de um profissional para se assegurar.

Uma das características mais marcantes das crianças autistas, além da dificuldade de interações sociais e com mudanças na rotina, é o fato de que os pequenos costumam não brincar de maneira funcional. ou seja, não realizam uma associação clara de dois ou mais objetos, como, por exemplo, utilizar uma colher para alimentar uma boneca.

Anúncio:

Transtorno do Espectro Autista no Portal Vipzinho

Logo, retornando ao tema dos brinquedos, apesar de não haver itens específicos para autistas, há opções que são ideais para o seu desenvolvimento, estimulando pontos específicos de suas dificuldades. Presentear com brinquedos que trabalham a funcionalidade, como por exemplo a boneca, que necessita tomar banho, ser trocada e alimentada, tudo isso requer associações claras, para que o processo funcione. 

A Clinep deixa claro que independente dos brinquedos, o acompanhamento de especialistas é essencial, visto que serão eles o reforço para auxiliar no entendimento das crianças em relação a utilidade aplicação dos brinquedos. Os médicos também atuam junto aos pais para auxiliar em seu entendimento e no seu método para lidar com as crianças.

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos