Fantoches, como o Louro José, são excelentes para entender as crianças

 Fantoches, como o Louro José, são excelentes para entender as crianças

A Psicologia denomina recursos lúdicos, como todo objeto que pode auxiliar as crianças a se expressarem nas sessões, seja com fantoches, jogos ou brinquedos. A presença, principalmente dos fantoches, existe há quase um século e pode-se dizer que hoje está entre as mediações mais utilizadas nos tratamentos infantis.

De acordo com a Clínica Multiterapia (Avenida Industrial, 1680 – sala 214 – Torre II – Bairro Jardim) , as possibilidades do brincar no espaço terapêutico ensinam as crianças a resolver situações de conflitos havendo elementos fundamentais da brincadeira sendo situações imaginárias, imitações ou regras. O brincar, como atividade lúdica, serve de mediação entre o mundo relacional e o mundo simbólico. O lúdico possibilita a experiência da troca.

Fantoches, como o Louro José, são excelentes para entender as crianças - Portal Vipzinho

As crianças fazem do brinquedo uma ponte para seu imaginário, um meio pelo qual externam suas criações e suas emoções. O brincar ganha então, densidade, traz enigmas, comporta leituras mais profundas, vivas e ricas em significados. 

Na terapia, o psicólogo e ou psicopedagogo utiliza a técnica dos fantoches para levantar dados e estimular o potencial de cada paciente, em outras palavras, poderá focar nos aspectos saudáveis e não só na doença. Facilitando, assim, a elaboração de sentimentos e de melhor capacitação no enfrentamento diante da crise. O paciente poderá despertar para as possibilidades existentes e re-significar a situação vivenciada.

Fantoches, como o Louro José, são excelentes para entender as crianças - Portal Vipzinho

Através dos fantoches, as crianças criam um ambiente de fantasia que as absorvem profundamente e tendem a se identificar com os personagens envolvidos e projetam seus sentimentos e conflitos interpessoais em cada um deles, tendo o psicoterapeuta acesso as ansiedades, medos, raivas, confusões mentais, tristeza, experiências desafiadoras e dolorosas.

O atendimento, então, se torna diferenciado dos demais, pois, como a Multiterapia está lidando com crianças, é necessário um trabalho lúdico, eles são especialistas em utilizar do brincar para realizar seus atendimentos de forma efetiva, facilitando, também, a verbalização da criança. Já que através do brincar com fantoches, as crianças podem expressar seus sentimentos de maneira criativa e espontânea.

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos