Divertida Mente: Escola do ABC utiliza filme da Disney para falar das emoções dentro da sala de aula

 Divertida Mente: Escola do ABC utiliza filme da Disney para falar das emoções dentro da sala de aula

Você já observou seus filhos, ou alunos, no caso dos professores, e imaginou o que se passa em suas cabecinhas, seus medos e perspectivas para o futuro? Prepará-los para enfrentar os desafios da vida vai muito além de lecionar e transmitir conteúdos.

Desde 1993 as crianças da Dinamarca têm aulas obrigatórias de empatia, que desestimulam a competição e são recheadas por três matérias da disciplina: empatia afetiva, cognitiva e reguladora de emoções. Especialistas apontam que o processo de entendimento e manejo das emoções são fatores importantes de proteção à saúde mental e ao bullying.

inteligência emocional com quali educacional no vipzinho

Os educadores brasileiros já começaram a trabalhar as competências socioemocionais que, além de favorecer a convívio escolar, são fundamentais para a vida. As novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazem os fatores socioemocionais em todas as 10 competências gerais.

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A Escola Aprendiz (Rua Carlos Magno, 58 – Vila Gilda, Santo André) comentou sobre como trabalhar a inteligência emocional em sala de aula usando o filme Divertida Mente como suporte. O universo das emoções é o foco do filme, que retrata em seus personagens os sentimentos de alegria, tristeza, raiva, medo e nojo. É um filme cativante que mostra, de um jeito lúdico, como as emoções convivem na cabeça de uma menina de 11 anos, a personagem Riley.

Inteligência Emocional, Divertida Mente e a Atividade

Segundo especialistas, estudos comprovam que as emoções podem melhorar ou prejudicar a capacidade de aprender. Isso explica por que quando alguém está muito ansioso tem mais dificuldade para se concentrar, visto que os sentimentos afetam a atenção e a memória.

Acompanhando vários casos, psicólogos e educadores perceberam que as chamadas habilidades não cognitivas, como autocontrole e resiliência, podem determinar a trajetória de vida de uma pessoa. O mercado de trabalho tem valorizado a inteligência emocional tanto quanto as aptidões técnicas e intelectuais.

Com o passar dos anos se pode notar que profissionais com alto Quociente de Inteligência (QI) começaram a perder lugar para os profissionais com maior Quociente Emocional (QE). Foi aí que as escolas perceberam que era preciso dar mais atenção aos sentimentos.

inteligência emocional

Em relação a atividade, realizada principalmente com a fase 4 do colégio, os professores assistem ao filme Divertida Mente em sala de aula e depois criam um debate com as crianças sobre a inteligência emocional. O papel do educador é explorar as emoções, identificá-las no cotidiano da criança e mostrar o quanto cada uma é importante.

Vale ressaltar que, quando as emoções estão desequilibradas, tudo fica desproporcional e pode fazer mal. É importante que as crianças entendam que é normal se sentir triste às vezes, sentir um pouco de medo e até certo ‘nojinho’ de algumas coisas, porém nenhum desses sentimentos pode ser constante ou desproporcional. Divertida Mente personifica as emoções, com isso fica mais fácil entender a função e importância de cada uma delas, inclusive as denominadas como negativas.

A alegria retrata o que nos faz bem, o oposto da tristeza. Já o “nojinho” tem função tanto biológica quanto social, para nos proteger de comer algum alimento estragado, por exemplo. A raiva é um sentimento que constata injustiças e a função do medo é garantir a segurança e nos manter em proteção.

Ter inteligência emocional significa vivenciar todas as emoções e não reprimi-las, afinal, elas servem para nos ensinar algo. Os educadores podem orientar que as crianças identifiquem seus sentimentos, o que podem aprender com eles e como transformá-los.

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