Minicineastas: Oficina ensina crianças a criar filmes em casa com toda a magia do cinema

 Minicineastas: Oficina ensina crianças a criar filmes em casa com toda a magia do cinema

Desde o inicio de sua história o cinema sempre impressionou e ganhou o coração das crianças, hoje em dia, tanto o público adulto, quanto os pequenos se encantam e consomem fortemente as animações e filmes infantis que chegam as telonas. Infelizmente os passeios desse tipo tiveram de esperar, por conta da pandemia, mas nem por isso a magia do cinema ficará de fora da rotina das crianças.

A Oficina Cinema Em Casa apresenta a oportunidade de criar um mini estúdio de cinema dentro de casa, tudo pautado pela imaginação das crianças, porém utilizando técnicas reais. Durante a oficina, que ocorre de forma on-line e pode ser feita em grupos de amigos, o diretor Ioram Finguerman orienta as crianças por sua jornada criativa, até a execução do projeto.

cinema para crianças no vipzinho

Tudo se inicia com as ideias iniciais das crianças e a partir dai é montado um roteiro. Nada é totalmente planejado, deixando os finais em aberto, para que juntas as crianças consigam encontrar sua própria história. As turminhas de crianças entre 6 e 12 anos de idade, fazem de suas próprias casas verdadeiros sets de filmagem, garantindo cenas a serem usadas em seu trabalho final.

Figurinos, cenários e enredos são todos criados pelas crianças e gravados pelos celulares de forma simples. Para deixar as produções mais completas utilizam objetos diversos e até mesmo lego como ferramenta de criação. Além disso, uma das técnicas do cinema que aprendem a executar é o Stop Motion, que utiliza pequenos movimentos em objetos e personagens para criar movimento nas cenas.

Anúncio:

cinema para crianças no vipzinho

Os pequenos tem como resultado curtas divertidos e especiais que eles mesmo fizeram. Dentre temas já trabalhados se encontram as mais diversas aventuras, desde show de mágica, viagens ao espaço, até com o famoso bruxinho, Harry Potter. Os filmes acabam com 3 a 5 minutos de duração e sua edição final costuma ser feita pelo diretor, que entrega o material para os pequenos em até um dia após a finalização do projeto.

Para as crianças o projeto é aprendizado, mas também muita diversão, exercitando a imaginação e a criatividade, além de interagir com sua equipe, resolver questões da história e claro, se divertir. As turmas devem ser formadas por até 6 participantes.

cinema para crianças no vipzinho


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças no ABC paulista. Clique aqui e participe!

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos