Waldorf Jasmins: Escola com ensino humanizado trabalha protagonismo infantil em Santo André

 Waldorf Jasmins: Escola com ensino humanizado trabalha protagonismo infantil em Santo André

Nascida em 2015, da iniciativa de pais que buscavam um ambiente humanizado e acolhedor para os seus filhos, a escola Waldorf Jasmins (R. Itaporanga, 104 – Paraíso, Santo André) atende crianças desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

A Escola Waldorf Jasmins oferece todas as disciplinas regulares, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação, além de conteúdos e prática de artes plásticas, teatro, música, culinária, alemão, euritmia, flauta, violino, artes manuais, jardinagem entre outros.

As atividades são fundamentadas no princípio do desenvolvimento de habilidades corporais, emocionais e cognitivas das crianças e tem como fundamento que cada ser humano possui um desenvolvimento único. Sendo assim, se cada ser é único em sua essência, a pergunta que se faz na pedagogia Waldorf é: como podemos oferecer uma educação em massa igual para todos?

Na escola, desde o jardim até o fundamental, a abordagem educacional estimula o pensar, por meio de contos e lendas, o sentir, através da abordagem artística, e o agir, por meio de atividade corpórea das crianças.

Anúncio:

O espaço é cuidadosamente preparado para acolher e promover ações que despertem nas crianças o desejo de explorar ativamente seu ambiente físico e social. Um ambiente onde o brincar livre é valorizado como parte do seu processo de aprendizagem e as atividades artísticas permeiam esse processo: contação de histórias, música, desenho e pintura, jogos rítmicos, e modelagem promovem o desenvolvimento saudável da imaginação e criatividade.

Na fase do Jardim de Infância, a ênfase está no desenvolvimento motor e não inclui o processo de alfabetização. As crianças desenvolvem, através do brincar, todo seu processo criativo, o que é um passo importantíssimo para a alfabetização. Na transição do jardim para o fundamental, os pequenos começam a receber ferramentas para alfabetização, como desenho de formas, letras e números. Logo, eles começam a formular palavras, frases e a realizar pequenas leituras e operações. Tudo isso acontece de maneira lúdica e agradável, sempre com a utilização de imagens e muita vivência corporal.

No ensino fundamental do Jasmins, as crianças aprendem português e língua estrangeira através de literatura, mitos e lendas; história cronológica incluindo as grandes civilizações do mundo, a geografia apresentada com a astronomia, estudo do tempo; meteorologia; ciências físicas e biológicas; matemática; educação física; jardinagem; artes, incluindo música, pintura, escultura, teatro, euritmia e desenho, além de trabalhos manuais, como tricô, costura e crochê. Tudo permeado por lindas histórias que despertarão um grande interesse nas crianças e farão com que elas compreendam e memorizem melhor tudo o que lhes é apresentado.


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças no ABC paulista. Clique aqui e participe!

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos