Você sabia? São Paulo conta com 3 zoológicos gratuitos; saiba onde e como aproveitar o fim de semana

 Você sabia? São Paulo conta com 3 zoológicos gratuitos; saiba onde e como aproveitar o fim de semana

Se você está procurando uma atividade divertida e educativa para o fim de semana sem gastar nada, temos uma excelente notícia: São Paulo conta com três zoológicos gratuitos que oferecem uma ótima oportunidade para se conectar com a natureza e aprender mais sobre a fauna local e exótica. E você vai se impressionar com os animais de um deles. Veja onde estão localizados e como você pode aproveitar ao máximo essa experiência.

zoológico de guarulhos gratuito


Zoológico de Guarulhos

zoológico de guarulhos gratuito

Ir com as crianças no Zoológico é um dos passeios mais legais de se fazer, principalmente quando os pequenos estão conhecendo e se interessando pelo animais. Porém, esse passeio pode ficar inda melhor quando você não paga nada por ele, não é mesmo? E agora, no Zoo de Guarulhos (Rua Dona Gloria Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França) você pode entrar gratuitamente, também sem pagar nada pelo estacionamento!

O espaço oferece mais de 500 animais, distribuidos em mais de 100 espécies diferentes, para serem vistos por todas as famílias de forma gratuita. Andando pelo local será possível de perto animais como leões, capivaras, onças, puma, furões, quatis, iguana, anta, mico-leão-dourado, bugio-ruivo, sagui, cateto, lontra e ainda uma infinidade de aves, como araras, siriemas, tucanos, papagaios, mutum e muitos outros. Conforme informado pela equipe local, é proibido alimentar os animais ou tocá-los, com risco de segurança dos visitantes e também dos animais.

O passeio ainda conta com uma área kids, onde os pequenos podem se divertir à vontade, e uma região onde são permitidos piqueniques. No site oficial do Zoológico de Guarulhos, a equipe recomenda que se leve as comidas para o lanche, pois informam que não há venda de alimentos no local, então estejam preparados para caso realmente não se tenham opções de alimentação próxima. Entretanto, vídeos recentes apontam uma lanchonete disponível no local.

As visitas podem acontecer de terça a domingo, das 9h às 17h. Não é permitida a entrada de Pets no local, por segurança deles e dos animais do Zoo. Também não é permitido levar patins, skates e bicicletas ou similares, assim como não há espaço para jogar bola ou soltar pipas.

O Zoológico também deixa claro que os animais presentes no recinto são acompanhados por uma equipe de veterinários, biólogos e tratadores que cuida da saúde dos animais, realizando exames, cirurgias e tratamentos sempre que necessário. Há no zoo um setor próprio para alojar estes animais até que se recuperem e voltem aos seus recintos. Eles também apontam que os animais possuem diferentes comportamentos, logo, alguns estarão mais parados ou sonolentos durante o horário de visitação, algo que é natural e deve ser respeitado pelo bem-estar dos animais.


Zoológico do Parque Estoril

Que tal embarcar em uma aventura única e fascinante em São Bernardo do Campo? Recentemente, tivemos o privilégio de visitar o zoológico gratuito do Parque Estoril, localizado na Rua Portugal, 1100, no bairro Estoril, e queremos compartilhar todos os detalhes desse passeio inesquecível com você!

Desde sua oficialização em 2013, o Parque Estoril tem sido um verdadeiro guardião da biodiversidade da Mata Atlântica. Situado em meio à deslumbrante paisagem da Represa Billings, o parque se destaca como um santuário para uma grande variedade de espécies animais.

Ao adentrar o Parque Estoril, os visitantes são recebidos por uma variedade impressionante de animais. O zoológico abriga tanto espécies diurnas quanto noturnas, proporcionando uma visão abrangente da vida selvagem local. Além disso, o parque acolhe animais resgatados do tráfico ilegal, garantindo-lhes um ambiente seguro e cuidados adequados.

O Parque Estoril (R. Portugal, 1100 – Estoril) possui várias atividades diferentes e para entrar é preciso pagar R$ 5,00 por pessoa. Entretanto, crianças com menos de 7 anos e idosos não pagam entrada. A entrada para o zoológico dentro do parque é totalmente gratuita, e por lá nós conseguimos ver a maior parte dos “habitantes” do local.

Os bichinhos são muito carismáticos e estão sempre interagindo entre si, o que chama mais atenção das crianças.

O Zoológico do Parque Estoril conta com mais de 250 animais de 70 espécies diferentes, alguns deles ficam livres pelo espaço de árvores do parque.

Durante o nosso passeio, conseguimos perceber que os animais são muito bem cuidados pela equipe do parque. Além disso, são bem animados e gostam de interagir com as crianças. Os dois maiores destaques do passeio segundo o Nicholas (de 7 anos), foi um grupo de macaquinhos que interagiam entre si e, às vezes, com os visitantes.

Além disso, os animais ainda maiores costumam chamar mais atenção das crianças em zoológicos. O Parque Estoril também tinha sua estrela: uma Onça que deixava as crianças atentas e mais curiosas. O Nicholas gostou tanto da personalidade dela, que comparou com seu gatinho Luke com a forma como a Onça estava interagindo no parque!


Zoológico de Insetos

Planeta Inseto

O Planeta Inseto (Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana) oferece uma oportunidade única de conhecer e aprender sobre esses pequenos gigantes da natureza, com exposições interativas, habitats simulados e atividades educativas. Algumas espécies da coleção permitem que as crianças toquem e sintam, além de aprenderem mais sobre elas. Uma das atrações mais disputadas é o baratômetro, onde as baratas competem em corridas, permitindo que os pequenos torçam por sua favorita.

Localizado no Museu do Instituto Biológico (Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana, São Paulo), o Planeta Inseto funciona de terça a domingo, das 9h às 16h, com entrada gratuita e estacionamento disponível no local.

Sabia que existem cerca de um milhão de espécies de insetos no mundo e estima-se que existam outras 7 milhões para serem descobertas? Essas são algumas das informações que você encontra no Planeta Inseto, onde as atrações incluem espécies como Tenebrio Comum, Tenebrio Gigante, Bicho-da-Seda, Bicho-Pau, Sauva-Limão, Abelhas, Barata-Cabeça-da-Morte e a Barata de Madagascar.

Além das exposições, os visitantes podem explorar o Jardim dos Insetos, onde flores gigantes e sons de insetos criam um ambiente imersivo. Há também lagartas produzindo fio de seda, uma sala de abelhas com câmeras mostrando colmeias cheias de mel e uma colônia de formigas trabalhando em um sistema social organizado.

Monitores atentos explicam tudo sobre os insetos para as crianças, enquanto elas aproveitam o jardim para brincar ao ar livre. Não perca a oportunidade de explorar o fascinante mundo dos insetos no Planeta Inseto!

Visitar um zoológico é uma excelente maneira de aprender sobre a vida selvagem e promover a conscientização ambiental. Os zoológicos gratuitos de São Paulo oferecem uma oportunidade acessível para todos desfrutarem de um dia repleto de descobertas e diversão. Escolha um dos zoológicos, prepare-se para um dia inesquecível e aproveite ao máximo o seu fim de semana em contato com a natureza!


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças em São Paulo. Clique aqui e participe!

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos