Você sabe o que é surto psicótico? Entenda porque isso preocupa tanto as mamães

No mundo em pandemia temos, cada dia mais, ouvido falar sobre transtornos mentais e os impactos que eles causam no nosso dia a dia, e também para nosso convívio familiar. Há pouco tempo, no dia 29/06, fomos surpreendidos com uma noticia triste, de que uma mãe estava sendo presa por, durante um surto psicótico, ter assassinado uma de suas filhas e tentado fazer o mesmo com a outra. O crime aconteceu em São Bernardo do Campo.

Com o assunto da noticia, o surto psicótico se tornou mais do que uma preocupação real, visto que muitos acabam tendo dificuldades de lidar com o distanciamento social, e foram comprovados aumentos no número de pessoas com ansiedade, depressão e que se sentem sob forte pressão e estresse. Também há relatos de aumento do número de pessoas utilizando medicamentos.

Para sanar as dúvidas e auxiliar a todos, convidamos a psicóloga Glaucia Morgado para nos esclarecer sobre essas questões. Atendendo pacientes a mais de 16 anos, ela tem experiência com diversas faixa etárias e é especializada em tratamento de depressão, ansiedade e transtornos alimentares. Veja a seguir o que ela nos revelou sobre o surto psicótico e como evitá-los.

Procurando um profissional para uma avaliação? Clique aqui e marque com a Glaucia por WhatsApp.

O que é um surto psicótico?

É um rompimento com a realidade e pensamento desorganizado. Devido a perda da realidade, a pessoa não consegue diferenciar o mundo real do mundo imaginário, a pessoa confunde pensamentos internos que ela tem com o mundo real. Muitas vezes, o indivíduo não se reconhece e não reconhece o outro, não entende a situação que ele está vivendo naquele momento, na maioria das vezes a pessoa que tem o surto não percebe que ela está doente, porque acredita que tudo que está acontecendo é real.

surto psicótico glaucia morgado no vipzinho

Os principais sintomas de um surto psicótico, envolve uma desorganização do comportamento e do pensamento, que são os delírios (acredita em coisas que não são reais), alucinações (alterações dos sentidos, como ouvir vozes e ver o que não existe).

Algum familiar passando per essa situação? Clique aqui e peça ajuda de uma profissional por WhatsApp.

O surto psicótico pode ser desencadeado devido um quadro de esquizofrenia, transtorno bipolar, psicoses afetivas ou até mesmo uma depressão. Além de pode ser desencadeado de forma secundária a uso de substâncias. Além disso, já foi constatado que pessoas com fragilidade emocional ou submetida a eventos muito estressantes podem vir a sofrer de surtos psicóticos.

O que fazer se me deparar com alguém em surto psicótico? Não confrontá-lo, lembrar que ele está fora da realidade, tirar de perto dele qualquer objeto que ofereça algum risco, e imediatamente solicitar ajuda ou leva-lo a um hospital.

Como evitar que alguém chegue a este ponto?

Muitas vezes a pessoa está sofrendo, retraído, fugindo de contatos sociais, mas não está incomodando o outro, e as pessoas vão ignorando esses episódios. Mas a doença cresce e fica incontrolável.
Ou seja, se notar, que o comportamento foge do que é comum ao seu meio ou que está alterado, é sempre necessário buscar um diagnóstico, quanto mais precoce buscar ajuda, mais eficaz será o tratamento, e a chance de ocorrência de surtos é minimizada.

Tem observado comportamento diferentes com familiares ou amigos? Clique aqui e marque uma avaliação por WhatsApp.

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos