Você pode estar sofrendo Burnout Parental! Entenda os sintomas e como tratar para ter bem-estar com as crianças

 Você pode estar sofrendo Burnout Parental! Entenda os sintomas e como tratar para ter bem-estar com as crianças

Já ouviu falar em Burnout Parental? Esse termo se refere ao estado de exaustão que acaba por acometer pais ao redor do mundo todo. Porém, muitos não sabem se quer que estão passando por isso e então acabam sofrendo sem pedir ajuda. O burnout parental é um estado de exaustão física, emocional e mental causado pelo estresse contínuo relacionado às responsabilidades parentais. Lidar com o burnout parental é crucial para o bem-estar dos pais e, por extensão, para o bem-estar da família.

Por isso, o Espaço Clínico Ápice (R. Maranhão, n° 1258 – Santa Paula – São Caetano), que atua em toda a região do ABC paulista, trouxe algumas informações que podem auxiliar pais a superarem essa situação e tranformarem seu modo de vida. Confira os principais pontos a se trabalhar:

pais enfrentam burnout parental

Um dos pontos iniciais, mas que muitos ignoram é não hesitar em pedir ajuda aos amigos, familiares ou outros pais, que costumam entender pelo que está passando. É interessante buscar a ajuda de profissionais, como terapeutas e psicólogos, que podem oferecer suporte e estratégias específicas para lidar com as pressões parentais. Essa tarefa inclusive pode ser muito bem exercida pela equipe de especialistas da Clínica Ápice.

Defina limites claros para o seu tempo e energia. Saiba quando dizer “não” e evite sobrecarregar-se com compromissos excessivos. Junto disso, lembre-se de sempre reservar tempo para si mesmo. Isso pode incluir atividades que você gosta, como ler, fazer exercícios, meditar ou qualquer outra coisa que ajude a recarregar suas energias. Há também que se criar rotinas que sejam realistas e adaptáveis. Isso pode proporcionar mais previsibilidade e estabilidade, tanto para os pais quanto para as crianças.

pais enfrentam burnout parental

Aceite que não é possível ser perfeito. Todos os pais enfrentam desafios e cometem erros. Aprenda a perdoar a si mesmo e a se concentrar nas coisas positivas que você faz. Mantenha conexões sociais, conversar com outros pais pode proporcionar apoio emocional e compartilhamento de experiências. Evite se preocupar demais com o futuro ou se lamentar pelo passado. Concentre-se no presente e nas pequenas conquistas diárias.

Se o burnout parental persistir ou piorar, é fundamental procurar ajuda profissional. Um profissional de saúde mental pode oferecer suporte individualizado e estratégias adicionais para enfrentar esse momento.

espaço clínico ápice em são caetano psicóloga


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças no ABC paulista. Clique aqui e participe!