Verão em família: 10 brincadeiras para curtir com as crianças na praia

 Verão em família: 10 brincadeiras para curtir com as crianças na praia

Ah o verão! Férias, festas, praia, brincadeiras, e muita diversão. Nada melhor do que estar junto da família para poder aproveitar cada um destes da melhor maneira. Nesta época muitos se refugiam nas praias para curtir um momento de descontração, longe da correria e das rotinas, porém muitos pais percebem nessas horas que entreter os pequenos nem sempre é das tarefas mais fáceis, precisando assim de um repertório maior de atividades.

Para auxiliar nesse processo, já que estão de férias, separamos algumas dicas valiosas de atividades e brincadeiras que podem ser feitas com as crianças para curtir momentos divertidos na praia, seja ela onde for. Se tiver disponível ou fácil acesso para adquirir um, é recomendável que se consiga alguns itens para brincar na areia, como baldinho, pá e rastelo, eles já vão ajudar com a diversidade das atividades, porém deixe a imaginação tomar conta e aproveite para utilizar novos itens.  

crianças brincando na praia no vipzinho

10 brincadeiras para fazer com as crianças na praia

1) Castelinho de Areia

Anúncio:

O mais famoso de todos, o castelinho de areia é um clássico das brincadeiras. Para construir não é necessário pá ou balde, mas se os tiver pode facilitar alguns processos. Incentive o pequenos a criar não somente as torres ou as áreas principais, mas também riscar os caminhos e as áreas do castelo, criando seu próprio mundo.

2) Fotos Engraçadas

Utilizar da tecnologia é permitido, então prepare o celular e comece a criar fotos com as crianças. Faça cenas engraçadas e diferentes, utilizando objetos em diferentes perspectivas. Lembre de dar espaço para ideias que os pequenos possam ter durante essa divertida sessão de fotos.

3) Teste de Memória

A brincadeira funciona como um jogo da memória. Desenhe uma grade quadriculada na areia e posicione em cada quadrado uma pedra ou concha diferente, peça para que as crianças vejam por 5 a 10 segundos, você pode ir reduzindo o tempo aos poucos para ficar mais difícil. Tire uma foto da posição original para garantir que se lembre de tudo e depois tire todas os itens. Então, peça para que o pequeno arrume exatamente como estava, e ai ganha quem acertar mais espaços. 

crianças brincando na praia no vipzinho

 

4) Tiro ao Alvo

Faça círculos na areia, um bem grande e dois menores dentro dele. Com pedrinhas, as crianças devem tentar acertar o círculo menor, o de dentro que valerá mais pontos. Use pontuações baixas para ajudar os pequenos a contarem. Caso eles já tenham uma noção matemática maior, aproveite para estimular com contar maiores.

5) Acerte o Buraco

Este não difere muito do anterior. Com buracos na areia, feitos por você, determine uma distância para jogar as pedrinhas e o valor por cada buraco. você pode mudar o estilo de jogo colocando tempo máximo para jogar.

6) Caça ao Tesouro

Faça uma lista de itens que eles devem recuperar na praia, como conchas, pedrinhas, defina cores e tamanhos, formas e ou diferentes objetos como moedas e flores. Coisas simples que possam ser encontradas até pelos menores. Fique de olho na movimentação das crianças e incentive o trabalho em equipe.

crianças brincando na praia no vipzinho

7) Corpo na Areia

Se enterrar na areia é uma das atividades mais divertidas com as crianças. Eles adoram e rende diversas fotos engraçadas. Você pode enterrar um de cada vez, deixando que o outro pequeno, caso sejam mais de dois, façam esculturas e montem desenhos com o outro.

8) Relógio de Sol

Utilizando 12 pedrinhas e um graveto, é possível montar um relógio de sol. Importante ferramenta para ensinar sobre a posição do sol ou as horas em geral. Faça um círculo utilizando as pedras e finque o galho no meio. Quando o sol bater no galho, a sombra irá indicar o horário correto. Não precisa de medidas corretas para fazer o relógio, use apenas como demonstração.

9) Desenhos

Desenhar na areia é uma atividade boa para todas as idades. Faça competição para ver quem advinha o desenho mais rápido, ou use os desenhos para outras brincadeiras.

crianças brincando =de castelinho no vipzinho

10) Sombras

Criando desenhos, utilizando a luz do sol é possível criar sombras na areia. Assim unificando as duas técnicas e tornando tudo ainda mais divertido. Passarinhos, cobra e coelho são alguns animais fáceis de se fazer sombras com as mãos. Busque mais opções on-line.

Lembrando que nas praias, apesar de ser um passeio divertido também é necessário atenção e cuidado. Não esqueça de reforçar algumas regrinhas de segurança com as crianças, evitando que elas se percam ou entrem na água sem supervisão. O protetor solar não pode faltar e devemos aproveitar para dar o exemplo, recolha o lixo criado por sua família na praia.

As dicas de brincadeiras foram feitas e testadas das pelo pessoal do Portal Tempojunto.


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças no ABC paulista. Clique aqui e participe!

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos