Veja os 6 livros infantis mais indicados pela Vaga Lume para ajudar e inspirar as crianças na volta às aulas

 Veja os 6 livros infantis mais indicados pela Vaga Lume para ajudar e inspirar as crianças na volta às aulas

A volta às aulas é um momento crucial na vida das crianças, cheio de emoções e de novas experiências. Nesse contexto, a escolha de livros infantis pode desempenhar um papel fundamental em preparar os pequenos para esse retorno.

Com esse propósito, a Vaga Lume selecionou seis livros infantis de seu acervo voltados a motivar os alunos na volta às aulas. São temas que buscam inspirar as crianças em um momento de muitas emoções e expectativas com a nova etapa escolar. Entre os temas, estão a adaptação à escola, a diversidade e a valorização do ambiente escolar.

Livros infantis imperdíveis – Confira

livros infantis indicação imperdível

1 – A Caminho da Escola (Ed. Melhoramentos)
Autores: Rosemary McCarney e Plan International | Tradutora: Rosamaria Gaspar Affonso

Anúncio:
Banner da Prefeitura de Santo André

A obra é uma homenagem às crianças que enfrentam grandes desafios para ir à escola em diferentes partes do mundo. Com fotos impressionantes e textos inspiradores, mostra como a educação é um direito e um sonho de muitos meninos e meninas que não desistem de aprender. Este livro pode encorajar as crianças a valorizar a escola e a se solidarizar com outras realidades.

2 – Minha Professora é um monstro (Ed. Intrínseca)
Autor: Peter Brown

O personagem Beto tem a pior professora do mundo, ela é um tanto rabugenta e não o deixa brincar no recreio. Um dia, porém, ele encontra a professora no parque e descobre que ela não é tão assustadora assim. Este livro é uma história divertida e sensível sobre como as pessoas podem mudar de ideia e de atitude, e pode encorajar as crianças a superar seus medos e a se relacionar melhor com os professores.

3 – Letras de carvão (Ed. Pulo do Gato)
Escritora: Irene Vasco | Ilustrador: Juan Palomino | Tradutora: Márcia Leite

A história é sobre uma menina que vive em uma pequena cidade na Colômbia, onde quase ninguém sabe ler. Com a ajuda do dono da mercearia, ela começa a descobrir o significado das letras e das palavras, e logo se apaixona pela leitura e pela escrita. Este livro é uma homenagem ao educador Paulo Freire e a todos que lutam pelo direito à educação.

4 – Malala, a menina que queria ir pra escola (Companhia das Letrinhas)
Escritora: Adriana Carranca | Ilustradora: Bruna Assis Brasil

Biografia da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que quase perdeu a vida por defender a educação feminina. Escrito pela jornalista Adriana Carranca, que visitou o vale do Swat após o atentado, o livro narra a história de Malala, desde a infância até o recebimento do Prêmio Nobel da Paz. É uma obra repleta de inspiração, coragem, resistência e esperança,  auxiliando as crianças na luta pelos seus direitos e sonhos e a se engajar em causas sociais.

5 – Escola de Chuva (Ed. Brinque-Book)
Autor: James Rumford

No primeiro dia de aula em Kelo, no Chade, centro-norte da África, as crianças chegam e não encontram salas de aula nem carteiras, apenas uma professora, que diz que a primeira lição é construir a escola. Com muita criatividade e cooperação, as crianças fazem da escola um lugar especial. É uma história baseada em uma experiência real do autor, que lecionou em Kelo, e pode inspirar as crianças a valorizar a escola e a participar da sua construção.

6 – Eloisa e os Bichos (Ed. Pulo do Gato)
Escritor: Jairo Buitrago | Ilustrador: Rafael Yockteng | Tradutora: Márcia Leite

Uma menina que se muda com o pai para uma nova cidade, onde se sente um bicho estranho – não conhece ninguém, não entende o que as pessoas falam e não gosta da comida. Mas, aos poucos, ela vai se adaptando e fazendo amigos, tanto humanos quanto animais. Muitas crianças passam por esse processo de mudança e adaptação a uma nova escola, por exemplo.

Uma história delicada e poética sobre o processo de adaptação e a aceitação da diversidade, que pode trazer para as crianças uma nova perspectiva para enfrentar as mudanças e a se abrir para o novo. Que tal adquirir esses livros infantis para tornar o processo de volta às aulas mais leve para a criança?


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças em São Paulo. Clique aqui e participe!