TDHA: Entenda os sinais e o tratamento do transtorno que chamou atenção em Fiuk no BBB21

 TDHA: Entenda os sinais e o tratamento do transtorno que chamou atenção em Fiuk no BBB21

Chamado apenas de hiperatividade ou, seu nome mais oficial, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, o transtorno afeta em geral, como seu próprio nome sugere a atenção, mas isso impacta muito além do que se imagina, sendo seus maiores indicadores a inquietude constante, a impulsividade nas ações e o desinteresse. Quem tem chamado a atenção na última semana, é o cantor e ator Fiuk, que está confinado no Big Brother Brasil 2021 e tem se destacado negativamente por diversas atitudes e comportamentos, além de baixo desempenho nas provas.

Durante os dias que se passaram a equipe do cantor declarou que o mesmo estava lidando com diversas questões de saúde, envolvendo a TDHA e que a falta dos remédios ocasionava nas situações vistas em rede nacional. Apesar das alegações, a produção informou que a medicação e os cuidados com os participantes é constante, não deixando muita margem para entendermos melhor tudo o que passou.

fiuk com tdha no bbb com vipzinho

Como se sabe, já há algum tempo, esse diagnóstico pode ser realizado já na infância, quando começam a surgir os primeiros indícios. Logo, achamos interessante trazer esse tema para entender um pouco mais sobre o transtorno, seus sintomas e seu tratamento, que permite a tantas pessoas o convívio mais do que tranquilo em sociedade.

A psicopedagoga Vanessa Vigatto (Rua José Versolato, 111, Torre B, Sala 817 – Centro, São Bernardo), especialista no trato infantil, esclareceu todos os aspectos sobre a questão para o Vipzinho. Sobre os sintomas ela explica que como a maioria dos casos surge na infância, é quando os pequenos vão a escola que alguns aspectos aparecem com mais facilidade. Dentre este se destacam a falta de atenção nas tarefas diárias, dificuldade em seguir instruções, aparenta não estar ouvindo quando se fala diretamente.

Psicopedagogo auxilia na dificuldade de aprendizagem infantil - Portal Vipzinho

Além destes, se levantar em momentos que deveria se sentar, como na sala de aula, subir e descer das coisas excessivamente, responde rapidamente e diversas vezes, na maioria sem raciocínio prévio. Dificuldades em esperar sua vez e acaba cortando a fala ou momento dos colegas. O diagnóstico inclusive é dividido em 3 tipos, um voltado para a desatenção, outro para o hiperativismo e o terceiro é o misto.

Sempre importante lembrar que o diagnóstico só pode ser feito através de profissionais capacitados. Assim como o tratamento, que deve envolver uma terapia constante, além de algumas dicas que auxiliam na convivência em casa e na escola, como dar tarefas mais simples que eles possam fazer sozinhos e se sintam mais valorizados, por exemplo.

transtorno de déficit de atenção

Vigatto também aponta a importância do trabalho da psicopedagogia que vai atuar desmistificando o estudo e o hábito escolar para este pequeno, ajudando a superar as barreiras do pensamento hiperativo e criando métodos que o auxiliem também no dia a dia, para um crescimento saudável.

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos