Seus filhos passam muito tempo no celular? Apps ajudam pais a controlar o uso

Que mundo hoje é pura tecnologia e que todos acabamos precisando dela para funções até simples do dia a dia não há como negar, mas se pensarmos bem esse uso diário pode se tornar excessivo rapidamente, mais ainda quando se trata das crianças. Nos últimos anos é possível notar que mesmo os pequenos que mal aprenderam a falar, já estão super conectados com as telas, não só a da televisão como foi para algumas gerações anteriores, mas também de celulares e tablets, conectados diretamente aos Apps.

Apps ajudam pais a controlar uso de celular pelas crianças no vipzinho

Os perigos de se deixar as crianças soltas a mexer na internet são bem claros, a começar pelo contato com pessoas estranhas a eles, visto que a grande maioria dos aplicativos apresentam meios diretos de interação. Além disso, passar muitas horas frente ao celular pode ser prejudicial à saúde como um todo, trazendo piora para problemas de vista em alguns casos, incentivando o sedentarismo e pode ocorrer interações com conteúdos inapropriados para a idade das crianças.

Mas como posso prevenir que meu filho passe muito tempo no celular?

A tecnologia pode ser uma faca de dois gumes, ao mesmo tempo que possui seu teor prejudicial, também pode auxiliar a conservar a parentalidade e impedir o consumo em excesso de aplicativos e redes sociais, entre muitos outros fatores. Trazemos aqui alguns aplicativos que podem tornar a sua vida mais fácil, ajudando a controlar o uso diário dos aparelhos.

Apps ajudam pais a controlar uso de celular pelas crianças no vipzinho

Veja a seguir 5 aplicativos para controle parental

Kids Control

Com um nome bem específico, esse App auxilia os pais através de um mapa, usando como base a geolocalização, tornando possível visualizar onde as crianças estão indo, lugares que elas frequentam, ver que tipo de internet está sendo utilizada (wi-fi ou 3G), nível de bateria. Também permite deixar programado para que se avise quando a criança chegar em algum lugar específico, como em casa ou na escola.

Nas versões premium é possível acompanhar as crianças mesmo sem elas estarem com internet, já as versões mais simples, pode ser que por conta de sinal de internet a localização tenha atraso e fique um pouco fora do local exato. Todo o histórico de localizações, em até duas semanas, é acessível aos pais, garantia de não perder nenhum momento.

AppBlock

Diferente do anterior, este esta mais ligado ao uso de aplicativos e sites, causando um bloqueio nas funcionalidades principais dos mesmo de acordo com recomendações dos pais. Ele pode desativar os Apps em horários específicos, ou baseado no tempo de uso, localização, contagem de inicialização. São várias opções para se adequar a sua própria rotina. Para impedir que as crianças alterem alguma funcionalidade é preciso ativar o modo restrito que atua través de senhas ou expiração de tempo, entre outros.

Google Family Link

Não é de hoje que a Google cria aplicativos para ajudar na rotina do dia a dia, este aqui é específico para famílias e trabalha com dois aplicativos diferentes, um para os pais e outro para as crianças. Apesar de tomar mais tempo durante a instalação, ele é bem completo, nele é possível visualizar quais são os aplicativos mais acessados, ter relatórios sobre o tempo de uso de cada um deles, definir limites de tempo para se utilizar o parelho. Além disso, atua com bloqueio do dispositivo todo quando necessário e, também, ver a localização por GPS.

Sua maior praticidade se dá pela conexão com outros Apps da Google, como o controle Google Play Store, impedindo compras e restringindo aplicativos considerados inadequados.

Apps ajudam pais a controlar uso de celular pelas crianças no vipzinho

Screen Time

Assim como o Google, o Screen Time atua com dois Apps, porém possuí uma instalação mais prática. A ferramenta permite o bloqueio do aparelho por completo, atuando com horário pré determinados pelos pais, impedindo o uso durante a noite, ou na escola, por exemplo. Também há a possibilidade de filtrar páginas que o pequeno terá acesso durante o período liberado. bloqueio de plicativos e rastreamento do aparelho também funcionam bem na plataforma.

Em contra partida, o aplicativo para os filhos pode causar uma lentidão muito grande no aparelho dos pequenos, mesmo em horários permitidos, travando muitas vezes, é um risco que se deve considerar, pois prejudicar o funcionamento do aparelho nunca fez parte da intenção.

Life360

Similar ao Kids Control, este é um pouco mais específico. No Life360 tudo se inicia com a criação do círculo da família. Os participantes terão acesso ao mapa, e ficarão registradas todas as movimentações semanais, além de dados práticos como quilometragem, velocidade máxima e a quantidade de percursos feitos. Em casos de emergência é possível alertar a todos os membros ao mesmo tempo.

Anúncio:
Páscoa no Shopping ABC