Seu filho está rangendo os dentes? Veja as 5 causas principais do Bruxismo infantil

 Seu filho está rangendo os dentes? Veja as 5 causas principais do Bruxismo infantil

Uma das situações mais comuns nos consultórios dentários são papais e mamães acompanhando seus filhos para uma consulta para entender o porque os pequenos estão rangendo os dentinhos. O Bruxismo, é uma doença caracterizada não só pelo rangimento, mas também pelo aperto involuntário dos dentes, causando desgaste dentário e também dores na musculatura, durante o movimento de abrir e fechar a boca. Também é comum queixas com relação a dores de cabeça constantes.

Apesar de ser muito conhecida em pessoas adultas, o Bruxismo é extremamente comum em meio aos pequenos. Segundo a Odontoclinic (R. Catequese, 279 – Vila Guiomar, Santo André), clínica especializada no tratamento odontológico infantil, existem uma série de motivos que levam as crianças a passar por essa situação.

Percebendo que seu filho range os dentes durante a noite? Clique aqui e marque uma avaliação com a Odontoclinic pelo WhatsApp.

bruxismo infantil na odontoclinic com vipzinho

Veja a seguir os 5 principais motivos para ocorrência de Bruxismo em crianças

1- Troca de Dentição

Quando as crianças estão nessa fase é normal que a posição de encaixe dos dentes não esteja exata ainda, logo a tendência é que mesmo inconscientemente se tente arranjar uma melhor posição e então se inicia o ranger dos dentinhos. Esse tipo de situação é chamada de Bruxismo fisiológico.

2- Problemas na Dentição

É muito comum, por diversos fatores, que se tenha problemas de dentição, como posições comprometidas, dentes tortos, mordida inadequada. Eles podem ser a causa do Bruxismo patológico, assim como os itens a seguir.

3- Momentos de Estresse

Quando ficamos estressados, é extremamente comum acumularmos energia, o que gera ansiedade, e pode desencadear uma série de efeitos colaterais no comportamento do corpo todo. Para as crianças não é diferente, logo, em situações muito atípicas e estressantes, é comum que os sintomas do Bruxismo apareçam.

Percebeu a incidência do Bruxismo nas crianças? Clique aqui e veja os melhores tratamentos com a Odontoclinic pelo WhatsApp.

bruxismo infantil na odontoclinic com vipzinho

4- Sedentarismo

Da mesma forma que o fator anterior, o sedentarismo cria um acúmulo de energia no corpo, que no caso, para crianças é ainda maior. Então, o corpo inicia tentativas de gastar essa energia de sobra, e uma das alternativas mais comuns que ele encontra, é a contração involuntária e o rangimento dos dentes.

5- Problemas Respiratórios

Já uma das mais graves e que posteriormente necessita avaliação de outros profissionais de saúde para garantir que o problema se resolva, são problemas de respiratórios. O que ocorre é que durante a dificuldade de respirar, principalmente a noite, o corpo libera diversas substâncias, acelera os batimentos cardíacos, e acaba aumentando a atividade cerebral, agitando as crianças e levando ao bruxismo

A Odontoclinic também expressa que para o tratamento é muito importante entender as origens do problema, para realmente cuidar e impedir o retorno do mesmo. Em alguns casos de troca dentária é importante atenção, mas como não há real preocupação com desgaste dentário o problema é passageiro.

odontoclinic no vipzinho
Em outros, como a mordida inadequada, por exemplo, com aparelhos e estruturas ortodônticas é possível impedir desgastes e reduzir as dores, corrigindo também as outras questões. Diferente dos adultos, os pequenos necessitam utilizar de expansores e não placas comuns, pois estas poderiam prejudicar o seu crescimento. Os expansores são adaptáveis as novas fases dentárias.

A Odontoclinic é ideal para avaliações e tratamentos dentários completos para crianças, pois possuem cuidado e sensibilidade para entender e adaptar as dificuldades de cada pequeno. Um ambiente agradável e ótimos profissionais garantem o conforto das crianças, desmitificando a irritabilidade da visita ao dentista. 

Buscando uma clínica que consiga deixar as crianças confortáveis? Clique aqui e fale com a Odontoclinic pelo WhatsApp.