São Paulo acaba de ganhar mais um parque linear; saiba onde

 São Paulo acaba de ganhar mais um parque linear; saiba onde

A cidade de São Paulo acaba de ganhar mais uma área de lazer e preservação ambiental com a inauguração do Parque Linear Água Podre Ypuera, localizado no Jardim Esmeralda, Butantã, Zona Oeste. Com uma extensão de 38 mil metros quadrados, este é o quinto parque entregue pela atual gestão municipal, que visa transformar espaços urbanos em áreas verdes.

Festival Picnic no Parque Villa-Lobos

A Prefeitura de São Paulo investiu R$ 6,6 milhões na criação do Parque Linear Água Podre Ypuera, demonstrando o compromisso com a ampliação de áreas de lazer e preservação na cidade. Essa iniciativa faz parte de um plano mais amplo que prevê a inauguração de mais cinco parques até o final de 2024, proporcionando à população novas opções de convívio com a natureza.

O objetivo principal da Prefeitura foi transformar uma área de preservação permanente na Zona Oeste em um espaço de lazer e bem-estar. Ao enfocar na recuperação das funções ambientais da região, o parque busca garantir áreas permeáveis, preservar a vegetação e oferecer uma nova opção de lazer aos moradores. Essa iniciativa contribui para o aumento da cobertura vegetal na cidade, que hoje ultrapassa 50%.

Anúncio:

Localizado no Parque Água Podre Ypuera, estão as três nascentes do córrego que leva o mesmo nome. As obras de despoluição do riacho fazem parte do Programa Córrego Limpo, uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Paulo e a SABESP. A iniciativa visa garantir a preservação dos recursos hídricos, contribuindo para a melhoria da qualidade da água na região.

O Parque Água Podre Ypuera abriga uma rica biodiversidade, com cerca de 50 espécies registradas em sua fauna. Entre elas, destacam-se 56 espécies de aves e um mamífero. Diversos pássaros, como a saracura-do-mato, pica-pau-de-cabeça-amarela e tiê-preto, que são endêmicos da região, contribuem para a singularidade do parque. Além disso, 184 plantas vasculares compõem sua flora, sendo 95 nativas, indicando a preservação de espécies autóctones.

A inauguração do Parque Linear Água Podre Ypuera é um marco para a cidade de São Paulo, reforçando o compromisso com a criação de ambientes sustentáveis, preservação ambiental e oferta de espaços para o lazer da comunidade. Com mais áreas verdes, a cidade promove não apenas o bem-estar dos moradores, mas também a conservação dos ecossistemas locais.

A população pode agora desfrutar desse novo espaço, que se torna um refúgio urbano para a contemplação da natureza e o convívio harmonioso entre a comunidade e o meio ambiente. O Parque Linear Água Podre Ypuera é uma celebração da biodiversidade e um legado para as gerações futuras.


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças em São Paulo. Clique aqui e participe!

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos