Santo André traz programação de teatro, oficinas e contação de histórias no Mês das Crianças

 Santo André traz programação de teatro, oficinas e contação de histórias no Mês das Crianças

Em outubro, no Mês da Criança, Santo André terá uma programação especial para homenagear a garotada com muitas opções de diversão gratuita. O Cine Theatro Carlos Gomes receberá oficina de música, teatro, performance, palhaçaria e malabarismo, além de apresentação  da Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa), com repertório especial de músicas infantis.

Na Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman, que fica no Parque Regional da Criança – Palhaço Estremilique, estão programadas para o dia 23 (sábado) várias atividades, como teatro, oficinas, contação de história e dança.

A programação no Cine Theatro Carlos Gomes começa na terça-feira (11) com a oficina Música Atualizada, que acontece em dois horários: às 11h e às 13h. Haverá uma apresentação final no sábado (15), às 10h e às 15h. O Música Atualizada é uma experiência artística nas linguagens de dança e teatro que estuda a música brasileira, usando tecnologia de jogos eletrônicos, instrumentos de percussão reciclados e livre expressão artística. As oficinas têm o propósito de aproximar crianças e jovens das linguagens artísticas, dança e teatro, passando pela improvisação com jogos teatrais. O projeto busca dar oportunidade para que crianças e jovens possam se expressar culturalmente, além de ser uma alternativa de lazer educativo.

Anúncio:

Na sexta-feira (14), às 14h, a Trupe DuNavô apresenta “O Livro do Mundo Inteiro”, espetáculo de improviso onde palhaços chegam para brincar de criar histórias que serão registradas em um livro fantástico. Este livro muito diferente é composto por relatos, memórias e invenções de todas as pessoas do mundo. Mas para inventar a nova história, que será encenada ao vivo, essa trupe precisará da ajuda das crianças.

A calçada em frente ao Cine Theatro Carlos Gomes será o palco da apresentação que acontece no sábado (15), às 15h. O Núcleo VRAAA, com artes cênicas, visuais e performativas, convida crianças e adultos a se aventurarem em uma imensa brincadeira de vestir e não se comportar. Com uma criatura gigante de dez metros de comprimento, deitada no meio da rua, a intervenção surpreende o público com objetos mirabolantes que saem de dentro deste enorme boneco, juntando gente que vai virar criatura e dançar em festa.

O Grupo Esparrama apresenta “2POR4” no próximo domingo (16), às 11h.  O espetáculo conta a história de dois palhaços que competem pela regência de um quarteto de cordas, que executa a trilha sonora ao vivo. Com direção do artista de Santo André, Kleber Brianez, e criado em parceria com a maestrina Ester Freire, o espetáculo propõe a aproximação da criança com o universo da música instrumental.

atividades para crianças

A Cia. Circo do Asfalto, de Santo André, se apresenta no dia 25 (terça) com o espetáculo Show da Persa, que recupera a antiga e tradicional técnica circense “Percha de Equilíbrio”, uma modalidade pouco praticada em razão de seu alto grau de dificuldade. Neste número de equilíbrio, que também acontece em frente ao Cine Theatro Carlos Gomes, um mastro é sustentado por um acrobata, enquanto o outro acrobata sobe até seu topo e ali apresenta sua destreza.

Concerto – A Orquestra Sinfônica de Santo André, com a regência do maestro Abel Rocha, apresenta o concerto especial para o Mês da Criança ‘Música e Fantasia’, no Cine Theatro Carlos Gomes, dia 23 (domingo). No programa estão ‘Pedro e o Lobo’, de Serguei Prokofiev, ‘Abertura de Guilherme Tell’, de Gioacchino Rossini, e ‘O Aprendiz de Feiticeiro’, de Paul Dukas.

Pedro e o Lobo’ é uma história infantil contada através da música. Foi composta por Serguei Prokofiev em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. A obra utiliza uma orquestra sinfônica completa em que cada personagem é representado por um instrumento ou naipe: lobo (trompas); avô (fagote); pato (oboé); gato (clarinete); passarinho (flauta transversal); Pedro (quarteto de cordas) e caçadores (madeiras, tímpanos e bombo).

Emia – A programação especial para as crianças da Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman (Emia) também acontece no dia 23 (domingo) a partir das 10h, com a contadora de histórias Tati Cordeiro, apresentando “Como surgiram os vaga-lumes”, no espaço da biblioteca infantil da Emia, e a abertura das exposições “Instalações sonoras” de Fernando Sardo, na sala de música, e “Cerâmica, a arte dos 4 elementos”, com a apresentação dos trabalhos realizados por alunos do curso de cerâmica da Emia.

Às 11h e às 14h haverá apresentação da peça “A Casa da Vó”, com a Casa Realejo de Teatro, que conta a história de dois irmãos que atravessam uma perigosa floresta para conhecer a casa de sua avó. Como nos contos de fadas clássicos, no caminho encontram um velho que aprisiona pássaros em gaiolas, um malabarista que protege uma árvore especial, um pássaro que os alimenta e os conduz, entre outros.

O quarteto de palhaços, que também são malabaristas, mágicos, perna de pau e músicos, da Caravana Goiabada, apresentam seu espetáculo às 12h30, passeando pelo parque.

Além disso, a programação traz a oficina “Bordado Criativo: Experimentações”, às 11h30. A Cia Navega Jangada apresenta, às 15h, “O Quintal das Lembranças”, que mostra a possibilidade de transformar objetos existentes em um quintal em parte integrante de uma história.

Um pouco mais tarde, às 15h30, acontece a oficina de brincadeiras de teatro. A oficina de meditação e respiração e a oficina de modelagem, acontecem às 16h. Haverá ainda a Vivência Hip Hop Dance, que será realizada às 16h30. Esta oficina tem como princípio uma estrutura baseada nas danças sociais do Hip Hop por gestos criados a partir do seu desenvolvimento na sociedade, pelas brincadeiras de crianças, adolescentes e embalada pelas festas e músicas dessa cultura tão potente.

Às 17h, o Show da Banda Baleia Banguela encerra a programação com um espetáculo musical de releituras que abrangem diferentes décadas, artistas e ritmos, que possibilitem movimento. A ideia do grupo é colocar todo mundo pra dançar.


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças no ABC paulista. Clique aqui e participe!

Anúncio: