Saiba como lidar com os 4 problemas que assombram os pais na adaptação escolar

 Saiba como lidar com os 4 problemas que assombram os pais na adaptação escolar

Adaptação escolar é bem difícil para as crianças, mas sempre quem sofre mais são os pais. Afinal, ninguém quer ver seu filho chorando, não é mesmo? Saiba como lidar com essa situação

A iniciação escolar ou a troca de instituição faz com que as crianças enfrentem uma situação totalmente nova. É normal sentir medo e ter insatisfação. Com algumas atitudes é possível deixar a criança mais calma e preparada, assim como os responsáveis. Veja quais situação são mais comuns na adaptação escolar e dicas de como solucionar.

adaptação escolar criança

1) Choro na porta da escola

Está tudo certo! Sai de casa, o pequeno feliz e animado. Chega na porta da escola e começa aquele chorôrô. E agora? Volta pra casa com o pequeno ou entrega a criança para a professora e vai embora sozinho?

‘A despedida é o pior momento, mas é super compreensível já que a criança está chegando em um ambiente novo e desconhecido, onde não conhece ninguém e terá que ficar um tempo longe de quem confia’ – conta Viviane Bonvicini, mantenedora da Escola Aprendiz, em Santo André.

Na Escola Aprendiz (R. Carlos Magno, 56/68 – Vila Gilda, Santo André – SP) o período de adaptação dura cerca de uma semana até um mês e o responsável acompanha a criança dentro do ambiente escolar, ajudando-a familiarizar-se com a instituição fazendo novas amizades, bem como, transmitindo maior segurança a ela.

É importante destacar que a criança percebe quando os familiares estão inseguros e isso só dificulta a sua adaptação. Por essa razão, é fundamental que os familiares tenham confiança na escola que matriculou os filhos, pensando nisso é que reforçamos a importância das visitas nas escolas antes da matricula.

Quando sentir que a criança está buscando explorar mais o ambiente, aproveite para se afastar um pouco dela. Vá ao banheiro ou beber água, mas lembrem-se de voltar conforme o prometido. Quando chegar o momento de despedir-se da criança é importante que os familiares se mantenham seguros e façam a despedida brevemente, dizendo que irão embora mas que em breve irão busca-la. Algumas pessoas evitam se despedir, dizendo por exemplo que vão ao banheiro e vão embora. Essa não é uma atitude saudável, pois as crianças perderão a confiança em você e ficarão ansiosas a todo momento, achando que você vai ambora. Assim, uma relação saudável deverá estar pautada na verdade para que o processo de adaptação não seja prejudicado.

2) Tristeza ou apatia

Quando a criança vai mudar de escola ela começa um novo processo de adaptação. Dessa forma, pode apresentar tristeza e apatia, pois já estava habituada ao ambiente anterior, além de ter criado laços afetivos com os amiguinhos e as professoras.

Para contornar essa situação, tenha paciência e invista em uma boa e sincera conversa. Explique para a criança o motivo da mudança de uma forma que ela possa compreender a necessidade e como isso pode ser positivo para ela. Além disso, demostre companheirismo dando força para esse momento difícil.

3) Não mostrar interesse na escola

A falta de interesse na escola pode ser reflexo de uma resistência em não querer sair do ambiente familiar. É preciso incentivar a criança a frequentar outros ambientes, para isso, os familiares precisam promover a participação em eventos que a escola que pretende matricular a criança oferece’ – sugere Viviane Bonvicini.

Além disso, outro motivo que leva a criança a não ter vontade de frequentar a escola é o pouco contato que tem com outras crianças da mesma faixa etária. Sendo assim, busque frequentar parque infantis, no qual ela poderá brincar com outras crianças. Essa atitude irá ajuda-la a querer frequentar novos ambientes.

4) Dificuldade em deixar a criança

Não é somente as crianças que enfrentam dificuldades, mas sua família também. A Viviane Bonvicini inclusive enaltece casos em que os responsáveis sentem tanta culpa que acabam caindo no choro no momento de deixá-las na escola. Essa atitude pode deixar o processo de adaptação ainda mais difícil e traumático para as crianças.

Para agir com tranquilidade, a dica é conversar bastante com os profissionais da escola, conhecer a fundo o método de ensino e sentir total confiança na instituição. Fazendo a escolha da escola com segurança, fica muito mais fácil transmitir tranquilidade ao seu pequeno.

Lembre-se de que essa é uma etapa importante para o desenvolvimento da inteligência socioemocional da criança, e esse período de adaptação é um período que todas as crianças deverão passar.

A Escola Aprendiz

A Escola Aprendiz (Rua Carlos Magno, 58 – Vila Gilda, Santo André), atua através de uma proposta pedagógica diversificada. A escola tem como tarefa proporcionar meios adequados a cada faixa etária, para que as crianças vivam intensamente a escola.

No espaço, as crianças aproveitam ainda mais cada minuto. Constroem sonhos e fantasias, brincam, dançam, cantam, praticam esportes, contam e recontam histórias. Adquirem hábitos saudáveis, ao mesmo tempo que aprendem a dividir e compartilhar, respeitando as pessoas e o meio ambiente, entendendo a importância de fazer amigos e a cultivá-los, e reconhecendo que a escrita e a leitura tem uma função social de grande importância para a comunicação e compreensão do mundo.

Considera-se muito importante a parceria da escola juntamente com a família para o desenvolvimento global da criança. A missão da Escola Aprendiz é fazer com que os pequenos se apropriem das experiências vividas, e dos ensinamentos, conquistando um futuro promissor, tanto para si mesmas, como para a sociedade, assim dando a certeza de que o trabalho e a dedicação são fundamentais na formação de cada um.

Escolas do ABC Paulistas oferecem bolsas de estudos de até 100% - vipzinho


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças no ABC paulista. Clique aqui e participe!

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos