Saiba como identificar os sintomas do Estresse Infantil no seu filho

A rotina de uma vida adulta é muito turbulenta – sabemos bem disso – muitas vezes, o ritmo acaba te colocando em várias situações de estresse! Mas você sabia que as crianças também podem sofrer estresses e que esse sintoma afeta o físico e o psicológico?

Buscamos a Psicopedagoga e Psicanalista Vanessa Vigatto, de São Bernardo do Campo,  para entender mais sobre o que é o estresse infantil: quais as principais causas, quais os sintomas e como identificá-los, quais as consequências e como evitar esse problema.

Atualmente, os pais precisam trabalhar e precisam ocupar o tempo da criança. Como eles ocupam esse tempo? Colocando os pequenos para fazer atividades. Mas da mesma forma que o adulto sofre estresse por excesso de atividades, as crianças também sofrem, a única diferença é que nós conseguimos nomear com facilidade.

Todas essas atividades em excesso, ou até mesmo uma mudança no contexto familiar, podem gerar sintomas físicos e psicológicos, por exemplo:

A criança fica mais agitada;
Não tem um sono de qualidade;
Apresenta diarreia;
Dores de cabeça, barriga;
Gagueira;
Agressividade;
Pesadelos;
Insegurança;
Enureses noturnas (xixi na cama)

“São por esses e outros meios que a criança expressa que algo não está legal, a rotina pode estar muito sobrecarregada”, afirma Vanessa Vigatto. Ir à escola, fazer lição, correr para ir para o balé, natação, aula de música e outras atividades acabam desgastando, complementa a psicopedagoga que atende crianças, jovens e adultos em São Bernardo do Campo.

“Mas estímulos não são necessários?”

Sim! São! Mas tudo em excesso não é bom, principalmente para as crianças. Elas precisam reservar um tempo para fazer nada, descansar a cabeça e digerir tudo que fizeram ao longo do dia/semana. Não tratar o estresse infantil pode causar grandes problemas com o sistema imunológico, causando o enfraquecimento.

O importante é cuidar do estilo de vida, fazer algumas mudanças na rotina e identificar com ajuda de uma profissional outros aspectos que podem chamar atenção. Se tiver alguma dúvida ou quiser marcar uma consulta, chame a psicopedagoga Vanessa Vigatto pelo WhatsApp: (11) 98155-6269.