Sabina ganha espaço interativo com pula-pula, dinossauros e mais em Santo André
A Sabina Escola Parque do Conhecimento (R. Juquiá, s/n – Vila Eldizia, Santo André), que é referência para o ensino da ciência e das artes de forma interativa e divertida, terá novidades em breve. A Praçatempo será um novo espaço interativo na área externa do complexo, destinado a crianças de 4 a 11 anos, abordando o tempo e seus diversos marcadores de maneira lúdica e criativa.
“A Educação de Santo André é muito privilegiada em ter um equipamento deste porte. Este novo espaço contribuirá para conceituar ainda mais a Sabina na excelência de aprendizagem dos nossos alunos”, destacou o prefeito Paulo Serra.
Para o secretário de Educação, Almir Cicote, trata-se de mais um investimento para a área da Educação. “Mais uma conquista nas ações que temos realizado em nossa rede municipal. Temos trabalhado na melhoria dos equipamentos da Educação e revitalização das escolas, além da capacitação de nossos profissionais e alunos”, enfatizou.
O novo espaço trará diversos ambientes, como o Tempo dos Dinossauros, em que as crianças terão a possibilidade de explorar o tempo geológico por meio de fósseis de dinossauros e suas pegadas. A área tem como objetivo complementar as vivências já ofertadas na Sala da Vida, no setor de Paleontologia.
Os visitantes poderão ter acesso a informações sobre a vida dos seres que habitaram o planeta em diversos momentos a partir da área da Idade das Árvores, por meio dos anéis de crescimento das árvores, a partir de suas linhas concêntricas.
Com a novidade, a Sabina contará com ambientes onde as crianças poderão perceber a relação entre o tempo de oscilação do balanço e seu comprimento (Tempo dos Balanços); atração em que será possível conhecer a base de funcionamento de espelhos esféricos, fornos solares e radiotelescópios (Tempo das Parabólicas); experimento para compreender como a percepção do som pelo nosso cérebro, aliada à comunicação (Tempo do Som) e experimento que desafiará as crianças a descobrirem onde estará a cesta do basquete giratório após o lançamento da bola (Tempo Futuro).
Na área do Espaço-Tempo de Einstein, com um simples pula-pula, crianças e adultos verão como a deformação do espaço-tempo, criado pela gravidade de corpos de grande massa, pode alterar até mesmo o tempo e a trajetória da luz no espaço.
O público terá ainda acesso a um mobiliário urbano (Montanha) inspirado no relevo do Pico da Neblina, no Alto Amazonas, que possibilita aos visitantes se recostarem e às crianças escalarem e escorregarem. E, assim como na Montanha, as crianças serão convidadas a escalar e explorar um pequeno quebra cabeças de madeira. Nele, passarão por um labirinto de entradas incertas e alguns possíveis caminhos para chegar até a outra extremidade. Essa atração estimula a criatividade, estratégia, imaginação, noção de tempo e coordenação motora.
Ainda com o tema escalada, as crianças serão convidadas a escalar e explorar o tempo das nuvens, dos pássaros e do Sol através do teto vazado da casa. Nela, terão uma grande câmera de observação que terminará com o retorno ao solo (Casa Silo).
Além de todas as demais atrações, as crianças também serão convidadas a explorar um dos elementos essenciais para a manutenção da vida no planeta Terra: a água.
“É uma honra estabelecer mais uma parceria a partir deste novo espaço na Sabina. É muito importante esse incentivo na metodologia de aprendizagem“, pontuou o presidente do Iprodesc, Carlos Armando de Oliveira Machado.
Quer saber mais na palma da sua mão?