Rubicão: Psicóloga ensina o que é e como ajudar a superar a crise dos 9 anos
Ainda pouco conhecido, o chamado Rubicão, é a fase de transição entre a infância e a adolescência, iniciando por volta dos 7 anos e tendo seu pico aos 9 e finalizando por volta dos 12 anos. O ponto mais importante para os pais entenderem esse momento, é compreender que as mudanças podem deixar as crianças inseguras, ansiosas, questionadoras e desafiadoras.
Segundo Luciana Katrip (Av. Lino Jardim, 697 – Vila Bastos, Santo André), psicóloga especializada no atendimento de crianças e famílias, é neste período que as personalidades começam a se concretizar e se formar de forma mais completa. Eles também acabam por ter de lidar com o fim da infância e de tudo o que costuma estar relacionado a ela.
É muito comum que as crianças mudem certas atitudes em relação a escola, estar perto dos pais, questões rotineiras, alimentação, relacionamento com amigos, já que passam a enxergar o fim de certos ciclos e a ideia de que certas coisas podem acabar pode deixá-los com muito receio e sensações mal compreendidas.
Sintomas como inquietação, dificuldade para dormir ou focar em tarefas, mesmo que simples, são muito comuns. Outros itens que são muito relatados são fazer xixi na cama, roer as unhas, chorar com facilidade, até ter atitudes e respostas mais agressivas.
Para auxiliar a superar essa fase do Rubicão é essencial oferecer acolhimento emocional, estimular a independência, apresentar formas de desafio para o desenvolvimento, manter um contato próximo com a escola e ter uma rotina bem estruturada. O acompanhamento profissional é opcional, claro, mas é interessante, principalmente quando houverem conflitos, já que através do apoio psicológico é possível equilibrar esses sentimentos.
Quer saber mais na palma da sua mão?