Recebi multa pelo barulho das crianças no isolamento. Isso é correto?

A cada dia que passa, nesse isolamento social, quarentena e com as crianças fora da escola, é mais difícil lidar com a rotina dos pequenos, que necessitam de atenção quase constante, pois se para nós que ficamos ansiosos e frustrados com a situação, imaginem para eles que possuem muito mais energia e não estão tendo a chance de por isso em atividade, pois todos os espaços de crianças foram fechados e não podem ver os amigos e nem a família.

Com tantas coisas para absorver nesse período, ainda há um desafio a mais, principalmente para quem vive em prédios e condomínios, que é a convivência com os vizinhos, em foco aqueles que não tem filhos e acabam por não compreender a rotina de uma casa com crianças, assim como suas dificuldades.

ajudando a recorrer multa por barulho no vipzinho

Relatos de todos os cantos, feitos por mães  e pais preocupados, refletem o despreparo e a falta de consciência humana nas comunidades em que vivemos. São muitos os que estão recebendo multas e notificações com relação a barulhos e desordem que em teoria, impactam na rotina dos vizinhos. Porém, será que a forma de comunicação e a penalização estão de acordo com a realidade?

A Advogada Patrícia Daher, nos explica um pouco mais sobre essas situações que tem sido comumente vistas, e esclarece que existe sim recursos para auxiliar as famílias, um trabalho no qual ela é especialista.


Problemas legais durante a pandemia? Clique aqui e fale com a Doutora Patrícia Daher por WhatsApp.


Segundo Patrícia é importante que as famílias intimadas não tratem diretamente com outros moradores, sempre tendo auxílio também de síndicos e representantes do condomínio, e mantenham sempre uma postura educada, para evitar maiores complicações durante a resolução.

Esse tipo de situação requer procedimentos específicos para validação e devem ser respeitados por todas as partes envolvidas. Sendo assim, deve ser avaliada a conduta do vizinho que está reclamando, do condomínio que aplicou a multa e também de quem está sofrendo a acusação. Sempre há possibilidades para recorrer.

O primeiro passo de toda questão como essa é um acordo entre as partes, considerando sempre regras básicas de convívio, como as leis de horários que permitem barulhos em excesso. Cada condomínio pode ter sua regra interna, então é primordial que se verifique se seu caso se enquadra em alguma delas.

O morador que reclama deve comprovar a necessidade da multa, normalmente através de testemunhas, o mesmo pode ser feito para uma defesa, então converse francamente com vizinhos de porta e pergunte a eles sobre possíveis barulhos e incômodos causados, pessoas que ajudem a mostrar também caso você estivesse tentando já reduzir o nível ruído.

ajudando a recorrer multa por barulho no vipzinho
Acima de tudo é necessário muita paciência, pois com quarentena, as pessoas estão vivenciando novas rotinas assim como você e como as vezes não tem consciência das necessidades de uma criança podem entender as ocorrências de forma diferente.

Caso se persista na multa é ideal que se recorra de forma judicial, através de um advogado. Patrícia Daher é um ótimo exemplo, pois entende muito bem de casos familiares e questões civis, podendo auxiliar para que toda a família passe por esse momento de uma forma muito mais tranquila.


Precisa de ajuda com questões como essa? Clique aqui e fale com a Doutora Patrícia Daher por WhatsApp.