Raridade na educação infantil, escola destaca importância de professores homens no ensino das crianças

 Raridade na educação infantil, escola destaca importância de professores homens no ensino das crianças

Em uma sociedade cheia de diferenças e que estabeleceu durante tantos anos, papéis pautados em gênero, cor, religião e tantos outros aspectos, não é difícil entender os motivos de se ter poucos professores homens nas escolas, principalmente quando falamos de educação infantil. Por ter sido representada durante muito tempo como a imagem de cuidado, proteção e amor às crianças, as mulheres sempre ganharam mais espaço e respeito na profissão de professor.

Foram muitos anos até que certa confiança para a atividade fosse estabelecida, porém hoje é possível encontrar, mesmo que menor quantidade, representantes masculinos da categoria. Os desafios ainda são muitos, incluindo questões midiáticas, envolvendo casos de pedofilia e estupro, que guardam imagens negativas dos homens em geral e geram insegurança, até a própria sensação de incapacidade do cuidar, que se coloca na figura masculina.

professores homens na educação com vipzinho

A diversidade vem ganhando espaço no ambiente escolar, o que tem levado as escolas a priorizar a pluralidade de educadores. A Escola Aprendiz (Rua Carlos Magno, 58 – Vila Gilda), em Santo André, se tornou um exemplo de como realizar essa inclusão. Em seu quadro, atua com professores de ambos os sexos e as mudanças sempre foram motivo de orgulho entre pais e alunos. O contato próximo entre família escola, sempre priorizado pela instituição, fez com que todas as mudanças, conforme o tempo, fossem mais do que bem aceitas.

Para as crianças, a pluralidade é essencial, visto que ensina o convívio e a lidar com diferentes situações e personalidades e também auxilia na quebra dos padrões estabelecidos, proporcionando assim uma sociedade melhor para o futuro das crianças. Ver que a mais possibilidades na vida em geral, é um fator bem perceptível pelas crianças, que já não se limitariam por questões como gênero para escolher carreiras futuras.

Anúncio:

professores homens na educação com vipzinho

O Professor de Educação Física da educação infantil, Rafael, que atua junto a Escola Aprendiz, esclarece alguns pontos sobre a atividade. “A dificuldade é percebida porque as crianças tem contato, desde o berçário, apenas com mulheres, mas para que elas não estranhem, sempre que possível, nos intervalos, eu me faço presente. Assim, elas vão se acostumado com a figura masculina dentro do ambiente escolar”.

Rafael também apontou a importância do contato entre ele, a escola e os pais. “Sempre tive boas devolutivas dos pais. Eu e a escola sempre caminhamos juntos em todos os aspectos, uma ótima relação com coordenação e mantenedora”. Ele aponta o segredo do sucesso com os pequenos, “É buscar estar próximo, criando laços, vínculos, relação de confiança, e então as coisas acontecem naturalmente”.

professores homens na educação com vipzinho

No meio de tanto fatores que envolvem a situação, a escola aponta que é importante não misturar os papéis. Em muitos casos as famílias passam a acreditar que o professor homem passará a ter o papel de paternidade em relação as crianças e é muito pelo contrário. Apesar de uma figura masculina trazer diferenças e complementar a visão de mundo dos pequenos, o papel do profissional da educação deve ser apenas de amizade, uma confiança que vai mais além do laço familiar.

Mesmo para os que desconfiam da atitude da escola, há dois fatores importantes, a qualidade já provada por outra mamães e o tempo, que será necessário para que a família entenda a diferença e perceba as implicações positivas das mudanças. A Escola Aprendiz deixa clara sua posição em relação a inclusão e a pluralidade de pessoas, pensando sempre no futuro.

Sobre o tema a direção complementa dizendo: “Fazemos questão de ter, negros, homens, mulheres, pessoas de todos os tipos. Pregamos a igualdade, então este principio deve partir de nós. Aqui não vemos a cor, o gênero, a sexualidade, os estereótipos, enxergamos apenas a qualidade do trabalho, a competência e a pessoa por trás do corpo”.

professores homens na educação com vipzinho

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos