Pula-pula, dinossauros e mais: Sabina ganha novo espaço interativo em Santo André

 Pula-pula, dinossauros e mais: Sabina ganha novo espaço interativo em Santo André

A Sabina Escola Parque do Conhecimento (R. Juquiá, s/n – Vila Eldizia, Santo André), que é referência para o ensino da ciência e das artes de forma interativa e divertida, terá novidades em breve. A Praçatempo será um novo espaço interativo na área externa do complexo, destinado a crianças de 4 a 11 anos, abordando o tempo e seus diversos marcadores de maneira lúdica e criativa.

A assinatura da ordem de serviço para início das obras ocorreu nesta quinta-feira (27), com a presença do prefeito Paulo Serra. Durante o evento, a Secretaria de Educação, em parceria com o Iprodesc (Instituto de Promoção ao Desenvolvimento Científico), apresentou o projeto que prevê mais de mil metros quadrados com diversas instalações, onde será possível aprender brincando.

projeto da praçatempo área interativa do Sabina Parque Escola do Conhecimento

“A Educação de Santo André é muito privilegiada em ter um equipamento deste porte. Este novo espaço contribuirá para conceituar ainda mais a Sabina na excelência de aprendizagem dos nossos alunos”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Anúncio:
Banner da Prefeitura de Santo André

Para o secretário de Educação, Almir Cicote, trata-se de mais um investimento para a área da Educação. “Mais uma conquista nas ações que temos realizado em nossa rede municipal. Temos trabalhado na melhoria dos equipamentos da Educação e revitalização das escolas, além da capacitação de nossos profissionais e alunos”, enfatizou.

O novo espaço trará diversos ambientes, como o Tempo dos Dinossauros, em que as crianças terão a possibilidade de explorar o tempo geológico por meio de fósseis de dinossauros e suas pegadas. A área tem como objetivo complementar as vivências já ofertadas na Sala da Vida, no setor de Paleontologia.

projeto da praçatempo área interativa do Sabina Parque Escola do Conhecimento

Os visitantes poderão ter acesso a informações sobre a vida dos seres que habitaram o planeta em diversos momentos a partir da área da Idade das Árvores, por meio dos anéis de crescimento das árvores, a partir de suas linhas concêntricas.

Com a novidade, a Sabina contará com ambientes onde as crianças poderão perceber a relação entre o tempo de oscilação do balanço e seu comprimento (Tempo dos Balanços); atração em que será possível conhecer a base de funcionamento de espelhos esféricos, fornos solares e radiotelescópios (Tempo das Parabólicas); experimento para compreender como a percepção do som pelo nosso cérebro, aliada à comunicação (Tempo do Som) e experimento que desafiará as crianças a descobrirem onde estará a cesta do basquete giratório após o lançamento da bola (Tempo Futuro).

Na área do Espaço-Tempo de Einstein, com um simples pula-pula, crianças e adultos verão como a deformação do espaço-tempo, criado pela gravidade de corpos de grande massa, pode alterar até mesmo o tempo e a trajetória da luz no espaço.

projeto da praçatempo área interativa do Sabina Parque Escola do Conhecimento

O público terá ainda acesso a um mobiliário urbano (Montanha) inspirado no relevo do Pico da Neblina, no Alto Amazonas, que possibilita aos visitantes se recostarem e às crianças escalarem e escorregarem. E, assim como na Montanha, as crianças serão convidadas a escalar e explorar um pequeno quebra cabeças de madeira. Nele, passarão por um labirinto de entradas incertas e alguns possíveis caminhos para chegar até a outra extremidade. Essa atração estimula a criatividade, estratégia, imaginação, noção de tempo e coordenação motora.

Ainda com o tema escalada, as crianças serão convidadas a escalar e explorar o tempo das nuvens, dos pássaros e do Sol através do teto vazado da casa. Nela, terão uma grande câmera de observação que terminará com o retorno ao solo (Casa Silo).

Além de todas as demais atrações, as crianças também serão convidadas a explorar um dos elementos essenciais para a manutenção da vida no planeta Terra: a água.

“É uma honra estabelecer mais uma parceria a partir deste novo espaço na Sabina. É muito importante esse incentivo na metodologia de aprendizagem“, pontuou o presidente do Iprodesc, Carlos Armando de Oliveira Machado.

projeto da praçatempo área interativa do Sabina Parque Escola do Conhecimento


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças no ABC paulista. Clique aqui e participe!