Psicopedagogo auxilia na dificuldade de aprendizagem infantil? Saiba tudo!

 Psicopedagogo auxilia na dificuldade de aprendizagem infantil? Saiba tudo!

Antes de ingressar na escola, a criança pode apresentar sinais de dificuldades na aprendizagem, nota-se tanto na fala e quanto na elaboração de frases e textos. Isso afeta não só na infância, mas é algo que se não diagnosticado e tratado cedo, pode ser levado para a vida adulta e acabar prejudicando desde a criação de novos vínculos de amizade até a autoestima.

São diversos sinais que nunca devem ser ignorados, e que podem ajudar na identificação de alguns transtornos, os sinais são: dificuldade de emitir certos sons, às vezes até a aquisição tardia da fala, agitação, falta de atenção, leitura lenta ou silabada, fácil irritabilidade ao não compreender, baixo desempenho, falta de dedicação e entre outros.

A Vanessa Vigatto (R. José Versolato, 111 – sala 817 – Centro, São Bernardo do Campo), psicopedagoga renomada, que já atuou como professora de educação infantil por 20 anos, reforça que, nem sempre a presença das dificuldades de aprendizagem ou quaisquer dos outros sinais significa que a criança tem algum tipo de distúrbio neurológico ou psicológico. A carência de estímulos no lar, conta bastante em todo o desenvolvimento dos pequenos, se há falta de comunicação na casa da criança, por exemplo, a tendência é maior de apresentar desfalque na fala. E como já falamos antes, mas é sempre bom ressaltar: mostre ao seu filho que você está presente na vida dele e por ele, procure conversar sempre e deixe-o confortável para que te procure sempre que precisar conversar e desabafar.

Anúncio:
Banner da Prefeitura de Santo André

Psicopedagogo auxilia na dificuldade de aprendizagem infantil - Portal Vipzinho

Alguns exemplos de dificuldades de aprendizagem específicas

1) Dislexia: que pode ser definida como uma perturbação específica na linguagem com origem neurobiológica. A criança pode apresentar problemas com leitura, confundir direita com esquerda e escrever de forma invertida.

2) Transtorno de Défit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): geralmente, tem dificuldade em prestar sua atenção, não escuta as pessoas, perde o foco muito rápido.

3) Discalculia: dificuldades para realizar qualquer tipo de atividade que envolva operação matemáticas.

Psicopedagogo auxilia na dificuldade de aprendizagem infantil - Portal Vipzinho

Quando o pequeno percebe que não consegue acompanhar os demais coleguinhas, começa a se sentir inferior, tem vergonha de ir a escola, perde o interesse pelos estudos, essa também é uma forma de se notar a dificuldade de aprendizagem ou algum transtorno que possa estar envolvido. Por isso é importantíssimo o acompanhamento dos pais na vida escolar das crianças, qualquer sinal mínimo de mudança é preocupante.

Frisamos novamente como o acompanhamento de um psicopedagogo faz diferença na infância, tenha ela distúrbio ou dificuldades no aprendizado. A Vanessa Vigatto, como é especialista no assunto, já tratou diversos casos diferentes e sempre atende com carinho os pequenos. Ela realiza uma primeira avaliação para identificação, e por fim, o uso de testes para avaliação do desenvolvimento e ajudar nas estratégias de aprendizagem.