Psicopedagogia ou Reforço Escolar? Entenda as diferenças e como podem ajudar o seu filho

 Psicopedagogia ou Reforço Escolar? Entenda as diferenças e como podem ajudar o seu filho

Na vida de pai e mãe, perceber dificuldades e problemas na vida dos nosso pequenos, é uma habilidade incrível e quase que mágica. Principalmente pela nossa preocupação no fator educação, que este ano, mais do que tudo, entrou em alerta máximo. Aulas on-line, estresse, cansaço, tédio e frustração, são alguns dos fatores que atingiram as crianças nesse período escolar de 2020, o que claramente nos preocupa com relação a recuperação de conteúdo, a garantia de que eles conseguiram absorver aquilo que foi passado, e que não tenham guardado sequelas desse momento.

Em um primeiro momento qualquer pai pensaria em colocar seu filho direto em um reforço escolar, porém é perceptível que muitos se equivocam e não sabem ao certo o que é o reforço, se ele realmente terá efeito e principalmente se ele é de fato o que o pequeno precisa, pois mais do que nunca a presença da psicopedagogia tem sido de grande impacto na educação e desenvolvimento das crianças.

recreação e apoio pedagógico com a lubadu no vipzinho

Mas afinal, qual é a diferença entre reforço escolar e o trabalho da psicopedagogia?

De acordo com Juliane Feldmann, Psicopedagoga do Espaço Integrado (Avenida Índico, 196 – Jardim do Mar, São Bernardo), o Reforço escolar atua nas matérias comuns trabalhadas em sala de aula, em base, o que está sendo ensinado. Já as técnicas psicopedagógicas irão reconhecer e auxiliar nas causas do problema que ocasiona um baixo rendimento escolar ou cognitivo em geral, sendo então uma abordagem mais abrangente que a primeira.

espaço integrado com ações de psicopedagogia no vipzinho

Outro aspecto que difere em muito as duas práticas, é o formato de atuação. Enquanto o reforço se baseia no mesmo esquemas das aulas comuns, com aulas mais expositivas, a psicopedagogia, como é aplicada pelo Espaço Integrado, trabalha de forma extremamente dinâmica e divertida, criando cenários envolventes para captar o máximo de cada um dos pequenos. 

Um dos pontos de principais do trabalhado junto a uma psicopedagoga é o contato com as crianças, realizando conversas e avaliações prévias, de onde serão percebidos os problemas, para então serem resolvidos. Diferentemente, o reforço escolar, por focar em matérias específicas, acaba por não proporcionar esse mesmo tipo de contato e visão de caso para caso. 

juliane feldmann do espaço integrado no vipzinho

Auxiliando as crianças nesse período difícil que se encontram, o Espaço Integrado segue com atendimentos presenciais, que possuem impacto muito maior, de forma lúdica e divertida. Junto dos pequenos, Juliane e toda uma equipe de especialistas em diferentes áreas da saúde e educação, vão reestruturar a aprendizagem das crianças que foram afetadas pela pandemia. Para deixar tudo ainda melhor, para os leitores do Portal Vipzinho, a primeira consulta será gratuita.

juliane feldmann do espaço integrado no vipzinho

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos