Psicomotricidade: O que é e como ela auxilia no desenvolvimento infantil?
Você já ouviu falar sobre a Psicomotricidade? Talvez esse nome cause uma estranheza mas com certeza, é algo que nós, pais, buscamos exercitar diariamente com nossos pequenos. Buscamos mais informações sobre essa ciência – principalmente como ela auxilia no desenvolvimento infantil – com a psicopedagoga/psicomotricista Dra. Maria Luisa Ribeiro do Instituto Ideia. Confira.
O que é a Psicomotricidade?
A psicomotricidade é uma ciência que estuda as relações do corpo com o meio, pautada num tripé: cognição, desenvolvimento motor e a parte afetiva – baseia-se no desenvolvimento humano e suas relações com o movimento, sempre na intenção de melhorar o comportamento da criança com seu corpo.
O desenvolvimento motor por si só não é psicomotricidade mas quando associamos a interação ao afeto estamos desenvolvendo o motor e o psíquico: são esse momentos que construímos a integração psicomotora da crianças.
Como ela auxilia no desenvolvimento infantil?
Desde quando nascemos sofremos estímulos e isso é importantíssimo para a nossa formação. Pro bebê, o toque, a voz da mãe/pai, os estímulos visuais e até mesmo massagens são estímulos psicomotores – a interação do indivíduo adulto com os pequenos irá favorecer o desenvolvimento psicomotor adequado.
Quando os pequenos vão crescendo, os estímulos são muito mais necessários. É preciso fazer com que eles saiam da posição de passivo, para ativo, que eles busquem coisas novas para o desenvolvimento, ou seja, é importante deixar que a criança fique no chão, engatinhe, fique em pé (apoiados, por exemplo) e até mesmo seja estimulado nos exercícios de “vem com a mamãe” “vem com o papai”.
Depois de se desenvolver, adquirir equilíbrio para ficar em pé – fortalecer a coluna vertebral – o processo de identidade corporal começa: a lateralidade é desenvolvida, descobrir sua posição no espaço, no tempo, quais são os lados (direito ou esquerdo?). É importante que essa construção da habilidade motora e psíquica seja permeada de afeto.
Todas essas coisas parecem pequenas mas são elas que desenvolvem a postura de estudante, por exemplo! Passar horas sentados em uma cadeira, organizar o material em cima da mesma, posicionar para ver o professor e conversar com o amiguinho do lado (ops!) acontecem graças ao desenvolvimento corporal e afetivo.
A psicomotricidade vem para integrar família + ambiente que estamos inseridos + nossas posturas. O movimento bem desenvolvido transforma as crianças em adultos bem resolvidos, equilibrados e prontos para resolver problemas.
O Instituto Ideia possui no mesmo ambiente, profissionais especialistas em desenvolvimento infantil que nos auxiliam no diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
A Psicopedagogia conta com a Dra. Maria Luisa Ribeiro que possui anos de experiência e está pronta para tirar dúvidas e auxiliar o seu filho do melhor jeito possível. Entre em contato através do telefone (11) 2759-7595.