Psicólogos e Coaches: rivais ou parceiros?

Muitas pessoas me perguntam sobre a diferença entre o profissional da Psicologia e o Profissional do Coaching.
Inicio este texto reforçando o meu entendimento de que os dois profissionais, KidCoach e o Psicólogo podem trabalhar juntos se assim se fizer necessário. O KidCoach não atua na área do psicólogo e vice e versa. Entretanto, quando trabalham em conjunto, cada um na sua área específica, os resultados são transformadores e em bem menos tempo.
De acordo com o Conselho Regional de Psicologia[1], dentro de suas especificidades profissionais, o psicólogo atua em diversos âmbitos como da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.
O Psicólogo tem como função, dentre outras tarefas, trabalhar com as queixas associadas aos conflitos internos da pessoa, que invariavelmente geram incômodos à própria pessoa ou às pessoas do seu universo de relacionamento (amigos, colegas de trabalho, filhos, namorado, esposas, etc)[2]. Entretanto, geralmente os psicólogos se baseiam em uma abordagem ou duas para utilizar em suas sessões de atendimento clínico.
O KidCoach[3] ajuda a criança a encontrar formas saudáveis de lidar com suas emoções, de se expressar e de desenvolver habilidades sociais positivas como, por exemplo, o bom relacionamento com os irmãos e colegas e o cumprimento das rotinas de casa (banho, organização de brinquedos, tarefas escolares) e desperta na criança interesse e entusiasmo natural pela vida.
O profissional KidCoach intervém nas dificuldades das crianças, visto que compreende a criança na sua essência, no seu anseio, bem como, auxilia a família a ter um maior grau de felicidade e bem estar[4].
O KidCoach trabalha com um método[5] construído especificamente para o público infantojuvenil obtendo resultados concretos na vida das crianças, das famílias e no ambiente escolar: autoconfiança, organização da vida, tomada de decisões, entusiasmo, automotivação, foco, conquistas e rompimento de crenças.
Um outro ponto importante a ser reforçado referente ao que abordamos no primeiro parágrafo é sobre o trabalho em conjuntos dos profissionais KidCoach (Coach Infantojuvenil) e Psicólogo.
Se seu filho está sendo atendido por um psicólogo e você gostaria que o Coach Infantojuvenil também trabalhasse com ele, os dois profissionais podem atuar em conjunto, cada um em seus espaços de atuação e com suas técnicas de trabalho, sem problemas, isso é possível. Vai em frente! Se os dois profissionais aceitarem esta proposta vocês, família, só tem a ganhar.
Eu particularmente já atendi coachees que estavam sendo atendidos por psicólogos e o resultado foi gratificante para a tríade: família, kidcoach e psicólogo.
Um outro ponto e, para finalizarmos, é que o processo do Método KidCoaching tem 2 modos de ser aplicado. Um deles é o Modo Formal e o outro é o Modo Informal[6], neste segundo, especificamente, é trabalhado somente com os pais e cuidadores sem a presença da criança se ela tem de 2 a 7 anos e, se maiores – de 8 a 12 anos, caso os pais não queiram que a criança seja atendida no coachtório.
E agora?!
Dica de ouro da Coach!!!
Embora o Kid Coaching não seja terapia nem tenha como propósito tratar os sujeitos – e por isso que os sujeitos em processo de Kid Coaching são chamados de Kid Coachees e não por pacientes, até porque necessariamente assumem o papel ativo sobre o processo – o Coaching pode ser também terapêutico porque seguramente ajuda na melhora da qualidade de vida dos coachees e, consequentemente das pessoas a sua volta.
Eu, KidCoach posso ajudar vocês, pais, nos desafios da relação pais e filhos! Essa atitude transformará a sua vida familiar!
Fale comigo! O saldo final será positivo! Vou adorar saber sua história e ajudá-los a transpor este desafio. E lembrem-se:
Palavras comovem, atitudes convencem!!!!
Saiba mais sobre o Mutti Coach!
Sobre a Maria do Carmo da Silva Mutti
– Mais de 30 anos de experiência com crianças, adolescentes, família e educação;
– Coach com formação pelo Instituto Coaching InfantoJuvenil – ICIJ – nas áreas: Infantojuvenil (Kids e Teen), Familiar (Pais e Cuidadores); Educacional (Escolas e Professores);
– Analista Comportamental Profiler e GrowProfiler;
– Palestrante e Consultora Coach;
– Master Mind;
– Experiência e vivência de mais de 30 anos na Educação (docência, coordenação e gestão em diferentes níveis e contextos);
– Pedagoga, Psicopedagoga e Doutora em Educação;
– Autora do Livro “Pedagogia Hospitalar e Formação Docente: A Arte de Ensinar, Amar e se Encantar”.
[1] http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/atr_prof_psicologo.pdf
[2] https://www.psicologosberrini.com.br/psicologia-e-psicologo/
[3] https://mutticoach.com.br/sobre/
[4] https://kidscoaching.com.br/