Projeto ‘Amicão’: Crianças poderão ter um amigo pet nas escolas

Quem nunca, quando criança, sonhou em ter um bichinho de estimação? É muito comum as crianças se sentirem atraídas em ter um animal que lhes faça essa companhia. Porém, poder ter um bichinho na escola, sem dúvida, é um desejo ainda maior, e agora, por lei, ele poderá se realizar.

Um projeto de lei está sendo aprovado para que nas escolas, tanto públicas quanto particulares, se inclua na grade aulas especiais sobre cuidado e preservação animal. Atrelado a esse processo as escolas se tornarão ‘pet friendly’, termo usado para determinar locais onde bichos de estimação podem frequentar.

pet nas escolas no vipzinho

Com as alterações propostas as escolas poderão criar animais, pets, que além de serem mascotes, influenciarão diretamente na aprendizagem dos pequenos. O programa chamado de ‘Amicão’ é inspirado em outro programa de sucesso, o ‘cãolega’, implantado em Pernambuco.

Agora o projeto deverá ser aprovado pela Comissão de Finanças e Orçamento, antes de seguir caminho para avaliação e aprovação do plenário.

Mas o que um Pet traz de bom para as crianças?

A educação mediada por animais (EMA), como é chamado, é um recurso pedagógico inovador, que busca utilizar a relação do cão com a criança, como forma de terapia mediada, incrivelmente aplicável na aprendizagem básica e desenvolvimento das funções cognitivas, incluindo os com deficiência e necessidades educacionais especiais.

pet nas escolas no vipzinho

A EMA também impacta emocionalmente as crianças, criando vínculos com os animais, e auxiliando em aspectos gerais de socialização, além de trazer noções de responsabilidade nos pequenos, por seu dever em olhar e cuidar do amicão.

Para os idealizadores, a ideia também se trata de ensinar sobre o combate a crimes contra os animais, um número que infelizmente sempre esteve em alta no país todo.

O que devemos agora é esperar os resultados das votações e liberações para saber quando a lei será efetivada e entrará em vigor. Para que então possamos avaliar com mais criticidade como será implantado essa nova fase das escolas. Uma coisa é certa, isso seria um grande passo para um futuro com uma educação de qualidade.

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos