Problemas Respiratórios: Bronquite X Bronquiolite, quais as diferenças?

O frio chegou no ABC! Infelizmente esse é o momento onde começam a surgir alguns probleminhas respiratórios nas crianças, como por exemplo: hipersensibilidade respiratória, bronquite, rinite, asma, bronquiolite. Um momento muito delicado onde precisamos dar uma atenção redobrada na saúde.

Para saber mais sobre algumas doenças respiratórias, conversamos com a Fisioterapeuta Respiratória Débora Palu e tiramos dúvidas sobre a diferença de duas doenças que parecem ser parecidas, mas não são: a Bronquite e a Bronquiolite. Confira.


Doenças respiratórias são aquelas que atingem órgãos do sistema respiratório (pulmões, boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traqueia, diafragma, bronquíolos e alvéolos pulmonares).

As causas dessas doenças podem ser diversas: alergias (provocada por substâncias químicas ou ácaros), fatores genéticos, infecção por vírus, respiração nos ambientes poluídos e muitos outros motivos. Mas afinal, o que é a Bronquiolite e Bronquite?

Bronquiolite

Trata-se da inflamação dos bronquíolos causada por vírus (Vírus Sincicial Respiratório). Bebês e crianças de até 2 anos com sintomas como cansaço, febre, tosse, falta de ar, chiado no peito e acúmulo de secreção pulmonar.
Resultado: os bebês ficam cansados para respirar.
O tratamento inclui maneiras de ajudar a criança a expelir o catarro e respirar melhor.

Bronquite

Pode ser causada por vírus ou bactéria e inflama os brônquios. Esta inflamação pode ser aguda ou crônica e pode atingir crianças e também adultos.
Resultado: tosse intensa, constante, com expectoração.
O tratamento inclui a limpeza das vias aéreas e a manutenção da oxigenação do organismo.

As duas situações cursam com obstrução das vias respiratórias. Porém, as causas e os mecanismos de obstrução são diferentes. Por isso é importante que se tenha o diagnóstico correto para que o tratamento – também diferente nas duas condições – possa ser adequadamente indicado.

O que é a Fisioterapia Respiratória?

Fisioterapia Respiratória é indicada como auxílio no tratamento de doenças como bronquiolite, pneumonia, asma ou em pós operatório de cirurgias cardio-pulmonares, por exemplo, com o objetivo de remover secreções, melhorar a oxigenação pulmonar e diminuir o desconforto respiratório da criança.

Em crianças maiores também pode-se utilizar exercícios que tem como objetivo o fortalecimento da musculatura respiratória, a reexpansão pulmonar e o aumento da permeabilidade das vias aéreas de forma lúdica e divertida.


Cuidar da saúde é muito importante – principalmente agora que o inverno está chegando – fique atento com seu filho e busque as melhores opções. A Débora Palu atende em domicílio para melhor conforto e adaptação dos horários. Caso tenha alguma dúvida ou quiser marcar uma consulta, chame a Fisioterapeuta Respiratória pelo WhatsApp (clique aqui para enviar a mensagem automaticamente).


Auxílio: Sua Pesquisa