Com a pandemia em ação em todo o mundo, não sendo diferente no Brasil, foi necessário parar uma série de atividades que antes faziam parte da nossa rotina e lazer. Junto das escolas e trabalhos presenciais, foram completamente proibidos aglomerações em qualquer tipo de situação. Shoppings ficaram fechados, buffets não podiam realizar suas festas, mesmo que já contratadas, entre outros.
Os esportes também sofreram muito nesse período, as quadras, piscinas e estabelecimentos do gênero tiveram de ficar em pausa, assim como as ciclofaixas, utilizadas pelas famílias para passear e manter uma rotina saudável. Para a alegria destes, nesta semana foi liberado o uso da ciclofaixa de São Caetano.
A reabertura foi feita devido o avanço do município, na região do grande ABC Paulista, da fase vermelha para amarela do Plano São Paulo, que trata sobre as exigências, metas e cuidados para garantir uma reabertura consciente em todo o estado, preservando vidas e evitando, ao mesmo tempo, um colapso social e econômico.
O percurso interliga os dois trechos iniciais do projeto, da Avenida Goiás até a Nelson Braido, passando pela Guido Aliberti, com 16,5 km de malha cicloviária, incluindo a Ciclovia da Avenida Presidente Kennedy. A ciclofaixa está disponível todos os domingos, com funcionamento das 8h às 16h. De acordo com o relatado pelam prefeitura de São Caetano, para utilização do projeto é obrigatório o uso de máscaras de proteção.
Andar de bicicleta é uma atividade muito benéfica em diversas idades, não só por aumentar e ajudar no entrosamento da família durante o lazer, mas também por ser um esporte que trabalha diversos aspectos, como equilíbrio e coordenação motora.
Quer saber mais na palma da sua mão?