Por que procurar uma psicopedagoga?

 Por que procurar uma psicopedagoga?

Ninguém trabalha só…

O profissional da psicopedagogia é uma pessoa habilitada para atuar e reconhecer as necessidades de aprendizagem de uma criança, um adolescente, um jovem e por que não um adulto.

No Brasil, por tradição, o trabalho psicopedagógico está inserido e focado nas clínicas e nas escolas em geral, mas em países como Argentina, tão próximo a nós, a psicopedagogia tem outros campos de atuação, pois o psicopedagogo trabalha inclusive em hospitais.

Um psicopedagogo, não atua sozinho, assim como as outras áreas da saúde. A atuação do psicopedagogo pode acontecer com indivíduos diversos com transtornos como: Dislexia, TDAH, Rebaixamento Cognitivo, TEA e/ou por dificuldades de aprendizagem direcionadas; com bloqueios de aprendizagem, ansiedade à matemática, insegurança relativa ao ato de  aprender formal e acadêmico.

Descobrir a modalidade de aprendizagem de um individuo, é o norte da atuação do psicopedagogo, entender  junto a outros profissionais se o problema com a aprendizagem é originado no ambiente ou se é neurobiológico é outra linha condutora do trabalho psicopedagógico, mas diagnóstico é só ponto de partida e fundamental para um trabalho coerente e com bons resultados.

A dificuldade em aprender traz muitos sofrimentos a uma pessoa seja qual for sua idade, sentir-se incapaz, à parte, ou em evidência porque não sabe algo, é uma experiência marcante e que derruba qualquer auto-estima e a crença que nasce da dificuldade pode perdurar por toda uma vida, interferindo nas realizações pessoais e profissionais de um ser humano.

A busca precoce por um trabalho especializado em psicopedagogia com certeza minimizará estas experiências negativas e poderá evitar um percurso de sofrimento aos indivíduos em processo de aprendizagem.

Quando procurar?

Já na educação infantil, alguns sinais podem indicar a busca de um trabalho psicopedagógico, quando a criança apresenta dificuldade de expressar-se por meio do desenho, responder aos estímulos pertinentes a esta faixa etária, como perceber formas, diferenciar tamanhos espessuras, estabelecer relações de classificação e seriação, interagir com o momento do aprender, reconhecer cores entre outros sinais.

Nos níveis acadêmicos posteriores esta dificuldades ficam evidentes e já começam a causar sensações de impotência nas crianças, são elas; relacionadas a  reconhecer letras, fazer representações gráficas mais elaboradas, associar números a quantidades, fazer leitura de quantidades, compreender o que lê e o que é lido, compreender o que contém e o que está contido, dificuldade com a escrita tanto no aspecto gráfico quanto no ortográfico como no semântico.

O momento certo para procurar um profissional está diretamente relacionado ao surgimento da dificuldade.

O profissional da psicopedagogia também auxilia escola, família e profissionais de outras áreas a adequar quando necessário, o processo do aprender, propondo soluções e adaptações para que a aprendizagem ocorra com a melhor qualidade possível.

Estes são alguns dos motivos para procurar um profissional da psicopedagogia.


Maria Luísa é pedagoga e psicopedagoga, formada pela Metodista. Atua em educação desde 1982. Alfabetizadora, Especializada em Psicomotricidade e Especialista em Aprendizagem da Matemática.

Clique aqui e conheça o Instituto Ideia.