Parque Escola: Conheça a escola que sabe da importância do contato com a natureza na infância

 Parque Escola: Conheça a escola que sabe da importância do contato com a natureza na infância

Não é de hoje que falamos e escutamos sobre o cuidado e atenção com a natureza, com o planeta e como é essencial termos maior visão sobre o impacto que causamos no mundo. Porém, é possível perceber que mesmo falando sobre o assunto, é difícil ter um efeito real, principalmente sobre as crianças, visto que não se tem o contato direto com a natureza. Além disso, são poucos os que conseguem perceber nessa relação com o meio ambiente, fatores muito positivos. Com objetivo de integrar as crianças e a natureza surgiu o Parque Escola.

O Parque Escola (Rua Continental, 1044 – Vila Marlene, São Bernardo), instituição de ensino infantil e fundamental, apresenta uma abordagem pedagógica construtivista, fazendo com que a criança seja a protagonista do seu aprendizado. Também, a escola é inspirada por diversas metodologias e pedagogos que valorizam a participação ativa da comunidade, e dos pais, na educação dos pequenos e que focam no genuíno prazer das crianças viverem e aprenderem.

Parque Escola 3

A proposta de aprendizagem ativa tem o objetivo de tirar o estudante da zona de conforto, tornando-o ativo e personagem principal do seu próprio processo de aprendizado. O aluno tem a curiosidade instigada, levado a se mobilizar e descobrir conteúdos e habilidades, tendo os mestres e os tutores como mediadores do processo.

Em meio ao método está inserida o contato com a natureza. A estrutura da escola entrega parquinho, área aberta e arejada, bastante espaço, que vão fazer com que os pequenos se sintam em casa, como se estivessem em seu próprio quintal. Ao mesmo tempo complementa seu ensino com aulas de inglês e capoeira.

Anúncio:

Parque Escola 6

Mas afinal, qual é a real importância da natureza para o ensino do Parque Escola?

Estando em contato com a natureza, é possível desenvolver os sentidos, já que são muitos estímulos vindo de todos os lugares. Quando as crianças estão perto da natureza elas são estimuladas a descobrir coisas novas: andam com o pé no chão, perceber a cor e a textura e o cheiro das frutas e das plantas, entrar em contato e interagir com animais.

Outro fator importante é o estímulo a uma vida saudável, onde as crianças são levadas a correr, pular e brincar de forma a movimentar o corpo e perceber os benefícios de uma vida mais ativa fisicamente. O clima da natureza é relaxante e traz tranquilidade para o dia a dia, deixando os pequenos menos ansiosos e mais dispostos. Por fim é muito interessante para eles poder ver o crescimento e colhimento de frutas e flores, entendendo melhor o funcionamento da vida e da natureza como um todo.

Parque Escola 5

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos