Parque do Pedroso em Santo André agora terá brinquedos adaptados para crianças com deficiência

 Parque do Pedroso em Santo André agora terá brinquedos adaptados para crianças com deficiência

O Parque Natural Municipal do Pedroso ganhou novos equipamentos de lazer para proporcionar que crianças com deficiência possam brincar e se divertir no local. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Secretaria da Pessoa com Deficiência, instalou um gira-gira e balanço frontal duplo para cadeirantes, além de ter feito adaptações nos sanitários.

“Uma cidade que aposta na inclusão é mais solidária e acolhedora. As pessoas têm o sentimento de pertencimento cada vez mais forte quando a gente mostra que a cidade é para todos”, comemora o prefeito Paulo Serra, que entregou os novos equipamentos à população na manhã deste sábado (7).

O Pedroso é o primeiro parque na região de macrozona de proteção ambiental a ter brinquedos com acessibilidade. “A reforma dos sanitários e a instalação dos brinquedos são uma conquista para todos os andreenses, mas principalmente para os moradores dos bairros Parque Miami, Vila Luzita e Recreio da Borda do Campo, que estão afastados do centro do município e necessitam de equipamentos de qualidade”, comenta o secretário da Pessoa com Deficiência, Ivo de Lima.

Anúncio:

Para levar mais segurança às crianças e garantir a drenagem adequada da água da chuva, evitando, assim, possíveis acidentes, o Semasa instalou piso emborrachado permeável na área do playground. “Santo André está se consolidando cada vez mais como uma cidade referência em políticas públicas de inclusão social e ambientais. Realizar mais essa intervenção no Parque do Pedroso é fundamental para que mais pessoas possam desfrutar da maior unidade de conservação do município”, afirma o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

A dona de casa Andrea Aparecida da Silva, de 42 anos, viu o sorriso do filho Gabriel, de dez anos, quando pôde brincar nos novos equipamentos. “Às vezes a gente vai ao parque e ele fica só olhando, sem poder participar e interagir com outras crianças”, comemora.

O Semasa já realizou diversas melhorias no Parque do Pedroso. Dentre elas, estão a reforma dos sanitários, da sede administrativa e dos vestiários dos funcionários; pintura da marquise que fica próxima à primeira torre do antigo teleférico, da portaria principal e do mirante; instalação de cesto para a quadra de basquete; revitalização e troca de bebedouro antivandalismo; substituição dos equipamentos da academia ao ar livre;  e implantação de 23 câmeras de monitoramento e de Wi-fi.

Além disso, o parque ganhou murais em grafite com desenhos da flora e da fauna da Mata Atlântica. As melhorias foram realizadas com verba proveniente de compensação ambiental, cujo investimento somam mais de R$ 784 mil.

O Parque do Pedroso está localizado na Estrada do Pedroso, 3.000, no Parque Miami. O horário de funcionamento é de domingo a domingo, das 7h às 19h.

Imagens: Angelo Baima e Helber Aggio


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças no ABC paulista. Clique aqui e participe!

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos