Paranapiacaba: Vila Inglesa é opção de passeio para famílias aos finais de semana

A Vila de Paranapiacaba é um dos marcos na história de São Paulo e também do grande Abc, a vila fundada em meados de 1867,  teve forte influencia inglesa, que pode ser percebida na arquitetura e urbanismo local.

paranapiacaba castelinho no vipzinho

Muito famosa nos dias atuais por seus festivais como o festival de inverno, cancelado esse ano por conta da pandemia, e o do cambuci, onde é possível experimentar iguarias feitas com a fruta, além de curtir muita música, fazer atividades culturais com a família  e claro visitar todos os pontos turísticos da cidade.

Durante esse período de distanciamento a cidade permaneceu reclusa para se reestruturar e se recompor, fazendo manutenção em muitos de seus pontos mais famosos, como a Garagem das Locomotivas, a Torre do Relógio, o Museu do Castelo, a Igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, as Cabines de Comando, a Estação de Trem Campo Grande e a Casa do Engenheiro. Todos retornarão com muito mais estrutura para receber os visitantes, principalmente com as novas medidas de cuidados e higienização.

A ideia era também resgatar as qualidades da arquitetura do local, tanto na parte baixa da cidade e sua influência inglesa, assim como a parte alta que teve influência dos portugueses.

paranapiacaba relógio reformado no vipzinho

Após o período de quarentena toda a vila voltou a sua atividade normal, recebendo os visitantes para apresentar também a paisagem natural, vasta, da região. Trilhas ao redor da vila podem ser feitas, e nelas, além de paisagens bonitas, é possível descobrir um pouco mais da historia local, que, mais do que nunca, está sendo reconstruída.

paranapiacaba restaurante no vipzinho

Além de todos os seus passeios um dos maiores atrativos de Paranapiacaba é, sem duvida nenhuma, a sua culinária, que em maioria é feita em forno a lenha, e apresenta um estilo bem caseiro, onde se mistura sabores do interior com pratos mais modernos. Nos dias mais frios o local ganha o tom perfeito para doces quentes, como chocolate quente, que as crianças amam, e também para deliciosas sopas e caldos.

Sem dúvida com o clima frio se acentuando, a Vila de Paranapiacaba é um refúgio perfeito para se divertir e relaxar com a família.