O que a pandemia roubou de nossas crianças? Entenda!

 O que a pandemia roubou de nossas crianças? Entenda!

A pandemia trouxe a quarentena, e nela uma série de mudanças foram necessárias para que a vida pudesse prosseguir. Porém, em meio a tantas mudanças a qualidade de vida, principalmente no sentido psicológico, foi muito afetada. Nas crianças podemos perceber através de seu comportamento, muitas vezes com cada dia menos disposição para atividades, desinteresse generalizado e até mudanças de humor.

Podemos dizer que tudo aquilo que a quarentena fez para proteger as crianças acabou por tirar delas algo muitos itens tão importantes quanto se possa imaginar. Através, principalmente de estresse e ansiedade, os pequenos começaram a apresentar diversos sintomas de que a saúde mental e emocional estava abalada, como  dificuldade para dormir, má alimentação, falta de vitaminas e nutrientes, agitação, desatenção, e uma dependência excessiva da atenção dos pais.

Segundo Lu Katrip (Av. Lino Jardim, 697 – Vila Bastos, Santo André), psicoterapeuta infantil, ainda que tenha tido a movimentação dos colégios para auxiliar as atividades em casa, com aulas on-line, a falta de contato e as mudanças de forma rápida e contínua continuam a ser uma novidade para os pequenos, que ainda não possuem toda a estrutura emocional para restabelecer seus próprios padrões.

crianças estressadas no vipzinho

É importante lembrar que muitas famílias não tem total acesso a tecnologia necessária para acessar os conteúdos, assim como acabam possuindo uma maior limitação em entretenimento para os pequenos, permitindo um tempo ainda maior ocioso.

Katrip também fala sobre a importância do acompanhamento psicológico nesse momento. Muitos pais acabam deixando para fazer uma avaliação depois de sintomas de distúrbios mais graves, quando o ideal é já conduzir os pequenos, para auxiliar no entendimento das situações, mantendo rotinas e retirando pressões desnecessárias que eventualmente eles irão sentir.

Lu Katrip atua a mais de 13 anos ao lado das crianças, auxiliando em suas diversas fases para que despertem e explorem seu potencial, e trazendo um apoio também aos pais, que em meio a rotina precisam garantir um espaço para que os pequenos se expressem livremente.