O Dia dos Pais não pode mais ser comemorado nas escolas? Entenda

 O Dia dos Pais não pode mais ser comemorado nas escolas? Entenda

No Brasil, mais de 5,5 milhões de crianças são registradas sem o nome do pai e, pra evitar desconforto ou traumas, algumas instituições decidiram fazer o ‘Dia da Família’ ou ‘Dia de Quem Cuida de Mim’

Dados divulgados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) mostram que, no ano de 2021, em plena pandemia, 100 mil crianças foram registradas sem a identificação paterna. Além disso, até o dia 6 de junho de 2023, o percentual de crianças registradas com “pai ausente” passou de 5,5% em 2018 para 6,9% no ano de 2023. A ausência paterna só crescente nas certidões e nas vidas das crianças é alarmante e o problema parece não ter fim.

Pai ausente

Novos modelos de família

Além da ausência de registro no documento, devemos lembrar que milhões de crianças e adolescentes brasileiros sofrem com a ausência física, sentimental e financeira dos seus pais. Além da ausência paterna na vida de milhões de crianças e jovens brasileiros, não poderíamos deixar de mencionar a existência dos novos modelos familiares. Afinal, o que é familiar para você? O que vem na sua cabeça quando o tema é núcleo familiar?

Anúncio:

As famílias podem ser compostas apenas por um pai e uma mãe? Existem famílias compostas por avós. Outras, contam com dois pais, duas mães, uma madrinha… A verdade é que o modelo tradicional está longe de ser único e os profissionais que trabalham no chão da escola estão cansados de saber disso. Família é onde existe amor, cuidado, admiração e respeito. 

Duas mães

Independentemente do motivo, é fato que algumas crianças simplesmente não têm um pai. Por isso, pensando nas duas questões citadas acima, milhares de instituições de ensino brasileiras já deixaram de aderir ao tradicional Dia dos Pais, a fim de evitar experiências desanimadoras e desconfortáveis nos pequenos.

Exemplo disso, é a criação de datas comemorativas como o Dia da Família ou o Dia de Quem Cuida de Mim. Elas visam celebrar a vida de quem realmente faz parte do núcleo familiar da criança e tem a proposta pedagógica de ensiná-la que a sua família, independentemente de qual seja, deve ser celebrada e respeitada.

Ainda não existe uma lei ou regra que proíba a comemoração do Dia dos Pais nas escolas brasileiras, mas, em verde, muitas delas já abriram mão da comemoração.

Apesar das escolas terem autonomia para celebrar o Dia das Mães e dos Pais, a Secretaria da Educação de São Paulo recomenda que as instituições optem por comemorar o Dia da Família, com objetivo de integrar a comunidade escolar.

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos