Não é brincadeira: Escola de Santo André explica como erradicou o bullying dentro da sala de aula

O Bullying é um grande problema, responsável por diversos traumas que são levados para toda a vida e que trazem efeitos negativos diversos, e que deve ser combatido de todas as formas possíveis. Esse é um pensamento que necessita ser compartilhado pelas instituições de ensino e pelas famílias, para que se possa manter as práticas antibullying, trazendo também atualizações.
Buscando erradicar este tipo de ação negativa dento das salas de aula, a Escola Aprendiz (R. Carlos Magno, 56/68 – Vila Gilda, Santo André) criou uma política de zero tolerância, que auxilia as crianças e os jovens a expressar suas ideias e pensamentos de forma respeitosa, além de agir contra ao testemunhar ações do gênero.
Essa política foi criada a partir de um processo, que inicialmente avaliou as experiências dos alunos, assim como de professores e colaboradores, para entender comportamentos básicos e então desenvolver os parâmetros claros de comportamentos aceitáveis, assim como as consequências para a prática do bullying.
Além de estimular o cuidado entre os alunos, a equipe e direção também ficam responsáveis por estar sempre atenta, em todas as áreas do colégio, as formas de agir dos alunos. Como o bullying causa grande impacto negativo na vida das vítimas, é possível reconhecer sintomas em quem tem sofrido com a prática, como ansiedade, tentativas ou aplicação da evasão escolar, agressividade, isolamento social.
Fechando o tripé de ação antibullying está a família, que deve sempre estar atenta aos sinais nos casos de vítimas, mas também acompanhar a vida on-line dos alunos, suas incursões em relação a outros alunos e a maneira que se posicionam, pois, apesar de nunca pensarmos nisso, não é impossível que nossos filhos tomem atitudes erradas, se tornando os bullies (valentões) da situação.
Quer saber mais na palma da sua mão?