Miopia: Número de crianças que necessitam de óculos triplica no país e especialistas fazem alerta

 Miopia: Número de crianças que necessitam de óculos triplica no país e especialistas fazem alerta

A Miopia é uma grande conhecida das pessoas, tendo afetado a visão de diversas pessoas ao longo dos anos e elevado os números de pessoas que usam óculos. Porém, no último ano, uma pesquisa feita pelo Hospital dos Olhos, em São Paulo, registrou um aumento de 23% nos diagnósticos da doença em crianças de até 12 anos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) já declarou a questão como um dos problemas de saúde pública que mais cresce em todo o mundo. Segundo a organização, até os 5 anos de idade, o número de crianças com miopia é de 1%, porém até os 10 anos esse valor aumenta para 8%. Até os 15 anos de idade esse número aumenta para 15% das crianças.

miopia óculos ótica

Comparado aos últimos 5 anos, o número de prescrições para o uso de óculos no Brasil, para crianças de 6 a 8 anos, triplicou. Especialista afirmam que esse aumento pode se dar, principalmente, por conta do uso contínuo de aparelhos eletrônicos como celulares, televisores, computadores, tablets, sem restrições de período.

O que ocorre é a contração do músculo ciliar, chamado também de músculo do foco, que quando contraído por muitas horas frequentemente, pode acarretar no desenvolvimento da miopia. Para prevenir é ideal que se tenha pausas entre atividades que trabalhem a visão focada, com brincadeiras lúdicas, que sejam mais amplas e até mesmo em locais externos.

Anúncio:
Banner da Prefeitura de Santo André

Meu filho tem Miopia, mas não quer usar óculos! E agora?

Sabemos que as crianças podem ficar relutantes com a correção da visão através dos óculos. Um primeiro passo é ir conversando, para garantir que eles entendam a importância de se ter uma boa visão, de que é uma questão de saúde. Outro ponto é buscar opções de óculos que tragam a personalidade dos pequenos e que tornem a experiência mais positiva.

A ótica Olhos da Cara #sqn (Av. Portugal, 1666 – Centro, Santo André), em Santo André, teve a ideia perfeita para auxiliar os pais a incentivarem os filhos na hora de iniciar a usar os óculos, um espaço kids! Isso mesmo, eles tornam o momento da escolha e da compra muito mais divertido e prático.

Além disso, as crianças podem provar e conhecer as opções que são diversas e cheias de cores e detalhes, perfeitas para qualquer ocasião, seja na escola, para brincar ou até mesmo para usar em casa.  O espaço abre de segunda a sexta das 10h às 19h.

olhos da cara


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças no ABC paulista. Clique aqui e participe!