Meu filho não quer escovar os dentes! Saiba 5 ideias de como melhorar esse hábito nas crianças

 Meu filho não quer escovar os dentes! Saiba 5 ideias de como melhorar esse hábito nas crianças

A saúde bucal é um fator que impacta diretamente no bem-estar de todo o corpo, isso é algo impossível de se negar, e dentre as maneiras de se prevenir em relação a possíveis problemas dentários, a escovação é a mais importante. Escovar os dentes é um hábito que deve ser introduzido e incentivado desde criança, para garantir que os dentinhos dos pequenos cresçam com eles de forma saudável e evitando futuras dores de cabeça e problemas a serem resolvidos.

Porém, é sabido que ainda há muitas crianças que fogem e evitam a todo custo a escovação, seja por motivo de um medo, irritação pela sensação da escovação, algum tipo de dor nos dentinhos, entre tantas outras opções, portanto, é sempre importante investigar esse comportamento e saber se é apenas algo da própria criança ou resultado de algo mais a fundo. Mas como incentivar os pequenos a manter o hábito de escovar os dentes?

Nossos parceiros da Odontoclinic (R. Catequese, 279 – Vila Guiomar, Santo André), que são especialistas em lidar com as crianças e seu trato com os dentes, separaram algumas dicas importantes para quem precisa educar os pequenos a manter um bom hábito de higiene bucal.

Veja 5 ideias para incentivar as crianças a escovar os dentes.

1- Converse e explique

É importante passar de forma recorrente uma explicação para os pequenos sobre a necessidade da escovação, assim como do que ocorre quando não o fazem, sobre a formação das cáries e o que causam nos dentinhos, o primeiro passo para que eles escovem bem os dentes é entender para querer fazer. Utilize vídeos e imagens na internet, há vários modelos de materiais disponíveis que podem apresentar as informações de maneira mais interessante.

2- Utilize escovas diferentes

As crianças se atraem facilmente por objetos que tenham seus personagens de desenho favorito e cores chamativas, os deixando animados em utilizar o mais rápido possível. Isso não é diferente com as escovas e pastas de dente. Além disso deixar que os pequenos escolham suas escovas pode ser muito benéfico, incluindo os pequenos no processo.

3- Participe da escovação

Nada é mais animador do que fazer algo com uma boa companhia, portanto, qualquer um dos pais acompanhar durante o momento de escovação é extremamente benéfico. A criança não só terá um exemplo em ação, como também pode gerar momentos muito divertidos entre pais e filhos, torne a escovação algo agradável e interessante, de forma que eles estarão a espera da próxima.

cáries em crianças no isolamento com a odontoclinic no vipzinho

4- Ensine de forma divertida

Além de comentar a importância é necessário mostrar a correta forma de escovar. Para isso é ideal utilizar também vídeos, músicas e imagens que representem bem os movimentos. Nesse processo o contato com o odontopediatra também auxilia com métodos diferentes para mostrar o processo.

5- Visite o odontopediatra com frequência

É importante o acompanhamento, não só para auxiliar com a escovação, mas também para ajudar a tirar medo de ir ao dentista ou de tratamentos dentários, que são muito comuns principalmente com as crianças e que podem acompanhar os pequenos durante a vida adulta.

odontoclinic no vipzinho

Na Odontoclinic os pequenos são recebidos com todo o carinho e atenção, de uma forma diferente para manter as crianças confortáveis, incentivando sempre o retorno e mostrando a importância da participação deles nos tratamentos. O consultório se preocupa em sempre manter os pais parte do tratamento e os auxiliando a cada passo do processo.