Mães indicam os 5 melhores passeios GRATUITOS para as férias de janeiro; confira

 Mães indicam os 5 melhores passeios GRATUITOS para as férias de janeiro; confira

Chegaram as tão esperadas férias e, junto com elas, a busca por atividades divertidas que não pesem no bolso. As mães, verdadeiras mestras na arte de proporcionar momentos inesquecíveis, são as principais guias para passeios incríveis sem gastar absolutamente nada. Confira abaixo a lista de ideias para se divertir com a criançada sem comprometer o orçamento.

1) Exposição Turma da Mônica

Exposição Mônica na Avenida Paulista

Para marcar os 60 anos da Mônica, a Mauricio de Sousa Produções e a Casa das Rosas unem esforços para apresentar a encantadora exposição “Sempre Fui Forte” nas férias de janeiro. Com abertura ao público até o dia 20 de fevereiro de 2024, a Casa das Rosas, situada na Avenida Paulista, se transforma em um cenário nostálgico e emocionante para todas as idades, tornando-se uma opção imperdível para as férias escolares.

Para garantir uma visita mais tranquila e evitar filas, os organizadores sugerem que os visitantes cheguem mais cedo, por volta das 9h30. Esse horário privilegiado permite uma experiência mais exclusiva, possibilitando aos primeiros visitantes explorarem a exposição sem a agitação típica dos horários de pico.

Outra dica valiosa é considerar a opção de visitar a exposição em dias alternativos, caso você resida em São Paulo. Esperar um pouco mais pode resultar em uma experiência mais relaxada, permitindo que os visitantes desfrutem plenamente de todos os detalhes e atrações.

Exposição Mônica na Avenida Paulista

Ao ingressar na exposição, os visitantes serão guiados por 12 salas temáticas que retratam a jornada única da Mônica, desde sua estreia marcante em 1963 até se tornar um ícone cultural. A exposição contará com momentos emblemáticos, como a primeira tira publicada na Folha de São Paulo, fotos representativas, objetos históricos, incluindo o coelho original da Mônica, e projetos atuais, como a série premiada “Vamos Brincar com a Turma da Mônica” e uma seção dedicada aos longas Live-Action.

A Casa das Rosas será transformada em um ambiente interativo, oferecendo atividades especialmente elaboradas para o público infantil. As crianças poderão desfrutar de um espaço de leitura repleto de quadrinhos da Turminha, do Monicolorindo com desenhos para colorir e de uma oficina de artes. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de se deparar com obras inéditas de Mauricio de Sousa, proporcionando surpresas emocionantes durante a visita. Uma excelente opção de passeio para as férias de janeiro.

Informações:

  • Data: De 20 de dezembro de 2023 a 20 de fevereiro de 2024.
  • Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h).
  • Local: Casa das Rosas, Av. Paulista, 37. (Próximo à estação Brigadeiro do Metrô).
  • Faixa etária: Sem restrições.
  • Ingresso: Gratuito.

2) Exposição do Chaves

Exposição do Chaves

Os fãs brasileiros do icônico comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido como Chespirito, têm um motivo especial para comemorar. As celebrações pelos 40 anos da obra eterna do criador de “Chaves” ganham vida na nova e cativante exposição do MIS Experience, em São Paulo: “Chaves: A Exposição”. Imagens divulgadas revelam um passeio nostálgico pelos cenários icônicos que marcaram gerações.

Para tornar a experiência ainda mais acessível aos fãs, às terças-feiras a entrada na exposição é gratuita, ótimo para visitar nas férias da criançada. Vale ressaltar que os ingressos devem ser retirados exclusivamente na bilheteria física do MIS Experience no dia da visita. Uma oportunidade imperdível para os admiradores de “Chaves” explorarem de perto essa homenagem ao legado de Roberto Gómez Bolaños.

Exposição do Chaves

Os visitantes tem a oportunidade de explorar 20 cenários emblemáticos, mergulhando nas lembranças da vila, da escolinha e outros lugares marcantes tanto de Chaves quanto de Chapolin. A exposição promete proporcionar uma experiência única, recheada de emoções e memórias.

Entre os destaques, a mostra abrigará um acervo exclusivo de figurinos, itens e roteiros originais trazidos diretamente do México para o MIS Experience. Esses elementos proporcionarão um olhar privilegiado sobre a vida e a obra de Roberto Gómez Bolaños, o gênio criativo por trás dos personagens que conquistaram o coração do público.

Os ingressos para Chaves: A Exposição já estão disponíveis clicando aqui. Vale ressaltar que às terças-feiras a entrada é gratuita, sendo necessário retirar o ingresso na bilheteria física do MIS Experience no dia da visita. Aproveite as férias e venha visitar uma das mais incríveis exposições de São Paulo.

Informações:

  • Data de Início: 5 de Janeiro de 2024
  • Ingressos: A partir de R$20
  • Horário de Funcionamento:
    • Terça à Sexta (10hs às 20hs)
    • Sábado (10hs às 21hs)
    • Domingos e Feriados (10hs às 20hs)
  • Duração: Aproximadamente 60 minutos.
  • Endereço: R. Cenno Sbrighi, 250 – Água Branca – São Paulo-SP

3) Exposição de Robôs Amigáveis

Exposição de Robôs na Avenida Paulista

Até 31 de março de 2024, a Japan House São Paulo traz uma experiência única com a exposição inédita “Convivendo com Robôs”. O evento, gratuito, propõe uma reflexão sobre a relação entre humanos e máquinas por meio de 11 iniciativas japonesas que ilustram a amistosidade peculiar dos robôs nipônicos.

No contexto da ficção científica, os robôs frequentemente são retratados como amigos e parceiros de trabalho, integrados à vida cotidiana e capazes de reproduzir emoções. A exposição “Convivendo com Robôs” mergulha nesse universo, destacando os chamados “friendly robots” – robôs amigáveis, projetados para interagir com os humanos de maneira simpática, segura e colaborativa.

Com a missão de desmistificar e familiarizar para uma possível coexistência futura, a mostra apresenta 11 robôs divididos em quatro categorias: colegas de trabalho, companheiros, comunicativos e assistentes. Esses robôs não são apenas conceitos de ficção; são exemplos reais já em uso, desenvolvidos com o objetivo de aumentar a eficiência e melhorar a qualidade de vida.

Exposição de Robôs na Avenida Paulista

Projetados com inteligência artificial e sensores sofisticados, esses robôs são capazes de compreender e responder intuitivamente às necessidades e expressões humanas. Eles têm sido empregados em diversos setores, como estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais e até mesmo no cotidiano doméstico, atuando como assistentes pessoais e até membros da família.

A exposição também oferece uma fascinante linha do tempo que explora a história dos robôs no Japão e no mundo, considerando tanto a realidade quanto a ficção científica. Destaque especial para o autômato servidor de chá Chahakobi Ningyô, ancestral dos robôs, fruto do progresso técnico da relojoaria no período Edo.

A Japan House São Paulo complementará a exposição com uma programação paralela, incluindo painéis de discussão sobre robôs no setor hospitalar, demonstrações e seminários para promover um intercâmbio significativo durante o período da exposição. Além disso, a exposição “Convivendo com Robôs” é parte do programa JHSP Acessível, oferecendo recursos táteis, audiodescrição e Libras, um passeio inesquecível para fazer nas férias das crianças.


4) Museu do Ipiranga

museu do ipiranga em são paulo realiza oficinas gratuitas

O Museu do Ipiranga, localizado no Parque da Independência – Ipiranga, São Paulo, realiza a segunda edição da “Ação Contra a Fome”. A iniciativa, que teve início em 3 de janeiro, incentiva os visitantes do museu a contribuírem com doações de alimentos, seguindo o sucesso da arrecadação de 95 toneladas em 2023.

Os visitantes são convidados a levar alimentos não perecíveis nos dias de acesso gratuito ao museu, que ocorrem às quartas-feiras nos meses de janeiro e fevereiro. Itens como arroz, feijão, macarrão, óleo, café, leite em pó, sardinha em lata, milho em lata, ervilha em lata, molho de tomate e farinhas são bem-vindos.

Fonte interativa no Museu do Ipiranga

Os ingressos gratuitos às quartas-feiras são limitados e distribuídos a partir das 10h, individualmente, por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Devido à alta demanda durante as férias escolares, os bilhetes podem se esgotar rapidamente.

O Museu do Ipiranga abriga exposições permanentes divididas em dois eixos: “Para Entender a Sociedade” e “Para Entender o Museu”. As mostras proporcionam uma imersão na história e cultura brasileira, explorando desde a formação da sociedade até os bastidores do museu.

O acesso ao Museu do Ipiranga é gratuito às quartas-feiras (com doação de alimentos), primeiro domingo de cada mês e feriados. Nos demais dias, o ingresso tem o valor de R$ 30 (inteira).


5) Parque Chico Mendes

Chafariz Passeios crianças

A cidade de São Caetano conta com duas fontes interativas. A unidade na Praça dos Imigrantes, localizada na Avenida Presidente Kennedy conta com impressionantes 25 jatos de água, todos disponíveis gratuitamente com um simples toque em um botão. E a melhor parte é que a atração é fixa e está disponível 24 horas por dia. Cada acionamento proporciona dois minutos de puro deleite refrescante. Após as 22h, o tempo é reduzido para um minuto por sessão, mas a diversão não diminui. À noite, a experiência se torna ainda mais mágica, graças à iluminação colorida que transforma o ambiente.

No Parque Espaço Verde Chico Mendes, localizado na Av. Fernando Simonsen, n° 566 – Cerâmica, o seu funcionamento será idêntico ao realizado no primeiro modelo instalado. Ao acionar o botão, 25 jatos de água se ativam e fazem a diversão da criançada e de todos os presentes. A atividade tem duração de 2 minutos por sessão.

Apesar de funcionar 24 horas por dia, a partir das 22h a duração dos jatos é reduzida para 1 minuto por sessão. Para deixar tudo ainda melhor é possível curtir luzes que transformam a experiência noturna. Vale destacar que a água utilizada no Chafariz Interativo passa por um rigoroso processo de tratamento antes de ser redirecionada para os jatos, garantindo a saúde e segurança de todas as famílias que desfrutam desse espaço incrível.

chafariz para se refrescar em são caetano


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças em São Paulo. Clique aqui e participe!