Luderê: Grupo traz brincadeiras africanas e exploração sensorial gratuita para bebês no Sesc São Caetano
O coletivo Luderê Afrolúdico é um grupo criado pelas pedagogas Clélia Rosa e Sheila Perina, e pela psicóloga Thais Fernanda, que possui como objetivo a formação de professores, além de transmitir a arte-educação através de uma abordagem que utilizam elementos da literatura e brincadeiras africanas e afro-brasileiras.
“A ludicidade é uma linguagem universal que alcança pessoas de todas as idades, posição social, raça, etc. Acreditamos também que é um caminho importante para se chegar ao conhecimento. Assim, nosso objetivo é construir e ampliar o conhecimento que as crianças e adultos têm do continente africano e da influência das Áfricas na cultura brasileira”, conta Clélia Rosa.
Agora será possível ter acesso ao trabalho do grupo de forma gratuita através do Sesc São Caetano. Serão encontros com atividades super divertidas e criativas, além de ativações sensoriais para bebês durante todo o mês de março.
Confira a programação da Luderê no Sesc São Caetano:
04 de março – Instalação sensorial Luderê para bebês
Instalação de um espaço afrolúdico, onde as crianças terão contato com diferentes materiais, como caxixis, cabaças, colheres de pau, livros sem palavras, caixinhas surpresas, folhas secas, tecidos, entre outros. A possibilidade de livre exploração sensorial e sonora é o principal objetivo dessa atividade.
Atividade a ser realizada das 09h30 às 17h no espaço de brincar da unidade.
De 04 a 18 de março – Brincadeiras Africanas de Weza
Inspirados no livro “As Brincadeiras Africanas de Weza”, de autoria do coletivo Luderê Afrolúdico, conta a história de uma menina afro-brasileira que viaja para o continente africano e, por meio das brincadeiras, conhece aspectos da cultura e história de países como Angola, Moçambique, África do Sul e República Democrática do Congo.
Atividade a ser realizada das 11h às 12h, aos sábados, no espaço de brincar da unidade.
De 11 a 25 de março – Que cor é a minha cor?
O objetivo dessa oficina é apresentar às crianças que cada pele tem a sua própria cor. A oficina oferece um diálogo a respeito da construção da nação brasileira que envolveu diferentes povos e, portanto, diferentes cores. Conversaremos sobre a importância e as contribuições dos diferentes povos que vieram para o Brasil, focalizando a história dos negros bantus e nagôs que contribuíram para a construção da nação brasileira.
Atividade a ser realizada das 11h às 12h, aos sábados, no espaço de brincar da unidade.
A unidade do Sesc está localizada na R. Piauí, 554 – Santa Paula, São Caetano.
Quer saber mais na palma da sua mão?