Livro infanto-juvenil apresenta a Constituição da República para crianças

Pela primeira vez uma Constituição que os jovens vão gostar de ler!

A Pátria, a cidadania, o viver em sociedade são conceitos que conhecemos e que estão presentes no nosso dia-a-dia. Mas, para criar um país com um futuro seguro, digno, mais igualitário e próspero, há algo que é prioritário incutir nas novas gerações. É fundamental conhecer a “alma” de nossa pátria, sabê-la por dentro, absorvê-la como foi concebida e é vivida. A maneira de garantir essa imersão para os jovens de agora e do amanhã é ajudando-os a se apropriarem do que dá vida à pátria, ou seja, conhecer a Constituição da República. E é possível entender o que há por trás da Carta Magna de forma criativa e surpreendente graças a um novo projeto feito sobre medida para os jovens brasileiros. Trata-se do livro Primeiros Passos para o Jovem Cidadão: Constituição Federal, voltado para o público infanto-juvenil.

O lançamento oficial foi feito no mês da criança, outubro, mesmo mês das comemorações de 30 anos da Constituição (04/11). Nunca foi tão importante trazer ao debate os conceitos de Pátria, dos Direitos e dos Deveres. Eles precisam ser conhecidos e praticados desde a tenra idade. Portanto, os autores acreditam que a Constituição é assunto de criança sim e, por isso, em todas as ocasiões em que o livro é apresentado realizam uma Roda de Conversa, para crianças de 9 a 13 anos, com atividade teatral feita pela Cia Invencionista. O livro tem vocação para se tornar leitura obrigatória em todas as escolas do país.

livro constituição da republica vpz


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com todos os eventos infantis no ABC paulista. Clique aqui e participe!


Em formato de leitura criativa, com jogos, muitas ilustrações e até um glossário, e fichas com atividades para a família, este projeto é resultado de uma tese de pós-doc de Oriana White, onde ficou claro que os direitos e deveres não são tema curricular nas escolas, e não são mostrados de maneira clara. Em outros países a Constituição é apresentada já no início da educação infantil. Portanto, essa obra chega num momento importante onde a questão dos direitos e deveres estão com muita frequência sendo discutidos com os acontecimentos sociais positivos e os negativos.

Para o coletivo de autores a Constituição da República é uma grande aventura pois nos ajuda a decidir sobre o que podemos ou não fazer e, também, identificar se as pessoas ao nosso redor estão agindo corretamente. Isso nos deixa com mais poder de agir com bom senso, ficamos mais poderosos.autoras livro constituição

O livro foi constituído por um grupo de pessoas que reconhece a importância da cidadania. Uniram-se a ASBZ Advocacia que entendem das leis para destacar o conteúdo mais importante para o público jovem; Mirian Malzyner, psicanalista e ilustradora que encontrou um jeito muito especial para compreensão do conteúdo e que criou um universo de imagens e cores para melhor memorização; Suzana Nair de Andrade Oliveira, professora e psicopedagoga e Erika Neves contribuíram para transformar o texto da Constituição da República  em uma narrativa leve e divertida.  Oriana M. White organizou a obra e Miriam Schuartz faz sua curadoria.

Os apoiadores e organizadores do projeto acreditam que este livro é um facilitador importante para ajudar o jovem a se entender e se tornar um cidadão. Por todos esses motivos um livro que remete à cidadania pode, deve e merece chegar ao maior número de jovens e educadores possíveis.