Jogos e experiências: Como a neurociência ajuda na aprendizagem infantil

 Jogos e experiências: Como a neurociência ajuda na aprendizagem infantil

O cérebro é uma das ferramentas mais complexas criadas na natureza. Sua estrutura é tão completa e cheia de detalhes, que desde o inicio a humanidade vem tentando desvendar todos os segredos do comportamento cerebral e como impacta em nossas vidas. Essa é uma das premissas básicas da neurociência, a área, muito atrelada a medicina, que estuda cérebro e seus processos nas diferentes fases da vida.

Quando pensamos em aprendizado na neurociência, estamos pensando também em desenvolvimento cerebral e a utilização de diferentes áreas do mesmo, indicando também o seu crescimento, como o fortalecimento de ligações entre neurônios, por exemplo. Nas crianças esse processo se torna ainda mais aparente, visto que os pequenos, por mais surpreendente que pareça, possuem mais neurônios que os adultos, porém com menos ligações, e em menor qualidade.

neurociência no vipzinho

É exercitando o cérebro, aprendendo e trabalhando aspectos relevantes, que as crianças passam a fortalecer o órgão, reduzindo a quantidade de neurônios, para poucos porém mais fortes e velozes. Essa fase de crescimento se da durante toda a infância e é intensificada quando os pequenos iniciam seu processo escolar. Por conta disso, utilizar a neurociência como ferramenta para um melhor desenvolvimento na educação infantil é extremamente vantajoso e pode ser muito divertido para as crianças.

Segundo a La Vie (Av. Áurea, 563 – Jardim do Estádio, Santo André), escola de ensino infantil e fundamental, a utilização de jogos e brincadeiras são duas das ferramentas mais interessantes que a neurociência aponta. Durante esses envolvimentos com os dados, tabuleiros e cartas, os pequenos passam a interpretar o mundo, entender regras e vivenciar experiências.

la vie escola para a vida no vipzinho

Por falar em experiências, essa é uma das técnicas mais utilizadas pela La Vie. Criando uma espécie de laboratório da vida, eles incentivam as crianças a explorar os ambientes e realizar suas próprias descobertas. Após, os resultados irão trazer uma série de avaliações por parte das crianças, iniciando um processo de questionamentos, revisão e reconstrução das próprias crenças. Junto dos colegas os pequenos irão reconhecer e desenvolver valores como responsabilidade, a disciplina, a solidariedade, a autonomia, entre tantos outros considerados positivos na sociedade.

Para garantir a aplicação adequada dos jogos e das experiências, o ideal é a escola, assim como os profissionais, estar sempre em evolução e aprendendo técnicas. Para isso a La Vie, agora em janeiro, preparou um encontro especial para seus educadores e também para os pais, para falar sobre esse tipo de ensinamento. Quem participou da palestra também, foi a Professora Doutora Carla Tieppo, neurocientista e pesquisadora na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

la vie escola para a vida no vipzinho

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos