Inteligência Emocional: Escola de Santo André se destaca no desenvolvimento com as crianças

Antes de mais nada é importante definir o que é inteligência emocional. Esse termo é dado para a habilidade de perceber e reconhecer os próprios sentimentos, assim como o dos outros, e principalmente, saber lidar com eles. É um nome utilizado tanto para os adultos, quanto para as crianças, porém é necessário lembrar que, ainda mais, em relação aos pequenos, se deve perceber que chorar, se irritar e se frustrar são movimentos naturais e que os fazer não significa ausência da inteligência emocional.
Segundo profissionais da escola Quali Educacional (Rua Almada, 379 – Parque Novo Oratório, Santo André), de ensino infantil e fundamental, existem pilares, fatores a serem trabalhados com as crianças durantes as mais variadas etapas da vida, que auxiliam no desenvolvimento da inteligência emocional e facilitam a independência das crianças e o seu protagonismo, tanto em sala de aula, como na vida.
Veja 5 pontos para desenvolver Inteligência Emocional nas crianças
1) Vínculos
Os laços tanto familiares quanto os de amizade são essenciais para trabalhar a inteligência emocional. Neste fator podemos incluir também relações com professores e outros que estejam próximos as crianças. É necessário estimular muito o diálogo e a livre expressão, além de reforçar aspectos sobre si mesmos, servindo como exemplo aos pequenos.
2) Autoestima
A autoestima em si está mais ligada a segurança, do que a elogios frequentes, pelo contrário, elogiar de maneira aberta pode prejudicar o desenvolvimento e criar nos pequenos uma imagem errada de si. Em casos positivos e importante sempre reforçar os méritos e o esforço para realizar as ações. É mais interessante utilizar frases como “Parabésn! Você conseguiu terminar sua lição” do que “Nossa! Como você é bom em matemática”.
3) Resiliência
Saber lidar com obstáculos pode ser bem desafiador, e é de extrema importância, pois desperta emoções negativas que devem ser trabalhadas durante as dificuldades. A resiliência auxilia muito no combate da depressão.
4) Frustração
É muito importante que as crianças passem por isso. Não ganhar o brinquedo pedido ou ter perdido em um jogo podem ser bem frustrantes, um verdadeiro choque de realidade nas crianças, porém podem representar bem situações cotidianas na vida adulta e auxiliar os pequenos a entender como responder a elas futuramente, trabalhando assim sua inteligência emocional
5) Brincar
Brincar não é somente diversão, são nesses momentos de relaxamento, também mental, que os pequenos permitem expressar emoções e agir de maneiras antes não percebidas. É pela diversão, principalmente coletiva, que se desenvolve o senso de competência, de pertencimento, o controle da agressividade e o bem-estar.
Acima de tudo é muito importante que no ambiente escolar se tenha o apoio necessário, oferecendo uma estrutura adequada e que propicie o protagonismo e a elevação da inteligência emocional. Na Quali Educacional cada aula é proposta de maneira a aprimorar o desenvolvimento dos pequenos, garantindo autonomia e trabalho em equipe.